Pernambucana é 2º lugar em ranking mundial paralímpico
Durante etapa do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, Jenifer Martins foi destaque e alcançou melhor marca da categoria no ano
No último dia de provas do Circuito Paralímpico Norte/Nordeste Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, no Centro de Esportes Santos Dumont, uma pernambucana aproveitou o fator casa para se destacar entre os demais. A paratleta Jenifer Martins garantiu uma medalha de ouro no salto em distância e nos 100 e 200 metros rasos, além de conseguir alcançar o segundo lugar no ranking mundial e a melhor marca do ano na classe T38, para portadores de paralisia cerebral, com 4,68 metros.
Para alcançar a marca que lhe rendeu a boa colocação no ranking, a pernambucana precisou saltar quatro vezes, nas duas primeiras, teve marcas medianas, segundo a própria, na terceira acabou queimando o salto, e somente na última oportunidade chegou aos festejados 4,68 metros. No ranking mundial, ela está agora atrás apenas da russa Margarita Goncharova, que possui a marca de 5,22 metros.
Anteriomente na sétima posição do ranking, a atleta não escondeu a felicidade pelo resultado e lembra que a categoria é que pode lhe render bons frutos nos Jogos Paralímpicos. "Essa prova eu coloquei como a minha principal, é a que eu tenho mais chances nas Paralimpíadas. Até o ano de 2013, eu corria apenas nos 100 e 200 metros, mas aí abriram o salto em distância para a minha classe e comecei a treinar, porque sempre gostei de saltar. O salto se tornou a prova que mais gosto e também a mais sofrida, porque tenho que me cobrar muito para melhorar a cada tentativa. De qualquer forma isso acaba se tornando bom, já que consigo me concentrar para buscar a melhora a cada salto", disse Jenifer.
Dividiram o pódio com a pernambucana, Maria Eduarda Santos, da Paraíba, em segundo lugar, com a marca de 3,31 metros, e Silvana da Silva, do Rio Grande do Norte, na terceira colocação, com 3,02 metros.
Além de Jenifer Martins, outras atletas pernambucanos tiveram destaque na etapa norte/nordeste do Circuito. Cláudia Celina foi o grande destaque da natação conquistando cinco medalhas de ouro, nos 50, 100 e 200 metros livre, 50 costas e 150 metros medley. Marcelo Bezerra, do halterofilismo, conseguiu a medalha de prata na categoria até 80kg.
LeiaJá também