UFC afasta Lyoto Machida por doping; lutador pede desculpa

Uso de substância proibida tira o brasileiro do octógono. Luta contra Dan Henderson, marcada para sábado (16), está cancelada. No Facebook, Lyoto falou sobre o caso.

por Antônio Carlos qui, 14/04/2016 - 10:16
Divulgação/UFC Lyoto disse que não sabia que a droga era proibida Divulgação/UFC

A organização do UFC (Ultimate Fight Championship) foi notificada nesta quarta-feira (13) pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), a administradora independente da Política Antidoping do UFC, que o utador brasileiro Lyoto Machida declarou o uso de uma substância proibida durante a coleta de uma amostra para teste fora de período de competição, na semana passada. Com isso, o UFC decidiu cancelar a luta de Machida contra Dan Henderson, que estava marcada para este sábado (16) em Tampa, na Flórida (EUA). Henderson terá uma nova luta marcada em um futuro próximo. As informações são do site oficial do UFC.

Número 5 no ranking dos pesos médios, Machida, segundo a página oficial do UFC na internet, afirmou não saber que a substância era proibida para uso tanto dentro quanto fora do período de competição. De acordo com a Política Antidoping do UFC, a admissão do uso será levada em consideração pela USADA durante qualquer potencial processo de gestão de resultados.

Dan Henderson se pronunciou em sua conta no Twitter sobre o cancelamento da luta. Na publicação, o americano de 45 anos escreveu que não tem respeito pelo brasileiro. Lyoto vem de duas derrotas seguidas, para Yoel Romero e Luke Rockhold. A última vez que entrou no octógono foi em junho do ano passado.

Em um vídeo publicado no Facebook, o ex-campeão do peso-meio-pesado do Ultimate reconhece o erro e, com a voz embargada, garante que não sabia da proibição da substância (DHEA) encontrada no suplemento (7-Keto), com fácil acesso nas prateleiras de lojas do segmento. O lutador diz que a substância deixou de ser permitida neste ano, mas a lista de elementos proibidos do Código Mundial de Antidoping (Wada, na sigla em inglês) inclui o suplemento desde 2012.

Veja o vídeo do Facebook abaixo:

Embed:


COMENTÁRIOS dos leitores