Análise: Saiba como Criciúma enfrentará o Náutico
Com insucessos no primeiro semestre, Tigre se reforçou para a única competição que lhe resta no ano
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e fora das finais do Estadual. Histórico que se assemelha ao do Náutico no primeiro semestre, porém é do seu adversário na estreia da Série B, o Criciúma. Longe de ter um grande início de ano, o time catarinense está sem atuar desde o dia 28 de abril em decorrência das desclassificações nas competições que participou. Comandado pelo ex-técnico alvirrubro, Roberto Cavalo, a equipe aproveitou o período parado para fazer uma reformulação e nove atletas chegaram ao Heriberto Hulse. O Portal LeiaJá traz alguns dos destaques do Criciúma para a estreia contra o Timbu.
Eliminações
Catarinense, Primeira Liga e Copa do Brasil. As três competições que tinha na primeira metade do ano terminaram de forma precoce para o Tigre. Com exceção do Estadual, a equipe acabou eliminada ainda na primeira fase das outras duas sem ter vencido nenhum jogo.
Na Primeira Liga, em um grupo que contava com Fluminense, Atlético-PR e Cruzeiro, o time de Roberto Cavalo terminou a primeira fase com um ponto, conquistado em empate com os mineiros, e duas derrotas. Já na Copa do Brasil, a eliminação veio diante do modesto Operário, do Paraná. Fora de casa, o Criciúma foi derrotado por 2 a 1 e no segundo apenas empatou em 1 a 1. Pelo Catarinense, a equipe foi terceira colocada, tanto no primeiro turno quanto no segundo da competição e com isso ficou fora da final disputada entre Chapecoense e Joinville.
Reforços
Os resultados ruins fizeram o Tigre ir em busca de reforços no intervalo que antecedia o inicio da Série B. A maioria dos reforços veio do Palmeiras. Após ceder o atacante Roger Guedes para os paulistas, desembarcaram no Heriberto Hulse o zagueiro Nathan, o lateral direito Lucas Taylor e os meias Gabriel Leite e Juninho. Além deles, outros jogadores do alviverde devem chegar ao longo da Série B.
Além dos ex-palmeirenses, os catarinenses reforçaram o time com a chegada do zagueiro Ferron, que estava na Ponte Preta; o meia Alex Maranhão, ex-Sampaio Corrêa; e os atacantes Hélio Paraíba, ex-Guarani de Palhoça, Roberto, ex-Novorinzontino, e Niltinho, ex-Joinville. Apenas Juninho não deve ter condições de entrar em campo contra o Náutico devido a regularização.
Principais jogadores
Dois jogadores aparecem como grandes destaques do Criciúma na temporada. O primeiro pelo bom retrospecto no clube. Desde 2014 defendendo o Tigre, o goleiro Luiz é um dos ídolos da equipe e por isso leva a braçadeira de capitão dos catarinenses. Em 2015 foi um dos responsáveis por evitar que o time fosse rebaixado para Série C.
Outro destaque fica por conta do meia Elvis. Contratado após passagem no Botafogo na temporada passada, o atleta, mesmo com a fraca campanha no Estadual, terminou na vice-artilharia da competição com nove gols, atrás apenas de Bruno Rangel, da Chapecoense, com 10 gols.
Números
Em 2016, o Criciúma realizou 23 jogos oficiais. O time teve o aproveitamento de 10 vitórias, quatro empates e nove derrotas. Ao todo, marcou 34 gols e sofreu 24 ao longo desta temporada.
Time base
Luiz, Lucas Taylor, Ferron, Diego Giaretta e Marlon; Barreto, Douglas Moreira, Alex Maranhão e Elvis; Roberto e Gustavo.