Recife recebe tocha olímpica nesta terça-feira (31)

Símbolo olímpico sairá do bairro de Ponto de Parada e encerrará seu percurso, às 19h, no Marco Zero

por Camilla de Assis seg, 30/05/2016 - 14:29
Valter Campanato/Agência Brasil Tocha já passou por várias cidades brasileiras Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (31), o revezamento da tocha olímpica chega ao Recife. Por volta das 13h, o desfile do objeto mais emblemático das Olimpíadas sairá do Centro de Distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponto de Parada, Zona Norte do Recife. Às 19h, a tocha encerrará seu trajeto pela capital pernambucana, ao chegar no Marco Zero, onde será acendida a pira olímpica.

Ao todo, o revezamento será composto por 176 participantes, em 35 quilômetros de percurso. Cada pessoa irá percorrer 200 metros com a tocha em mãos, a uma velocidade média de 6 quilômetros por hora. Serão 13 atletas, ex-atletas e árbitros com participação nos Jogos Olímpicos, indicados pela Prefeitura do Recife. São eles: Adrianinha, Adriana Salazar, Ana Cláudia Ramos, Jemima Alves, Nikita, Newdon Emanuel, Paula Baracho e Yane Marques; os paratletas Ivanildo Vasconcelos, Luís Silva e Suely Guimarães; e os árbitros Giuseppe Regina e Marcelo Caldas Falcão.

Os demais foram escolhidos pelo comitê do Rio 2016. Entre eles estão o goleiro o Magrão, do Sport Club do Recife; André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, medalha de ouro com a seleção de vôlei nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992; Breno Viola, primeiro judoca com Síndrome de Down das Américas a conquistar a faixa preta; Bruna Martinelli Cesário de Mello, atleta de windsurf; e Geraldo Bernardes, técnico do judô do Brasil nos Jogos de Olímpicos de Seul, Barcelona, Atlanta e Sidney. Outros nomes confirmados são a atriz Fabiana Karla e o artista plástico Romero Britto.

Às 16h, uma celebração será realizada na Avenida Alfredo Lisboa com atividades de animação a cargo dos patrocinadores, incluindo distribuição de brindes. Após o encerramento do evento, haverá show da banda Patusco. 

Trânsito

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá realizar um esquema especial de monitoramento de trânsito para acompanhar o percurso da tocha. Serão realizados bloqueios itinerantes nos locais do trajeto.

Além disso, algumas ruas e avenidas terão bloqueio permanente. São elas: Avenida Sul (Ponte Giratória), Avenida Alfredo Lisboa com Rua Dona Maria César, Rua Dona Maria César com Rua Vigário Tenório, Rua Dona Maria César com Avenida Marquês de Olinda, Avenida Barbosa Lima com Rua Bom Jesus, Rua Mariz e Barros com Rua Marquês de Olinda e Rua Madre de Deus com Avenida Marquês de Olinda.

Emergências

O Samu Metropolitano do Recife participará do comboio do revezamento da tocha olímpica, com uma Unidade de Suporte Avançado, equipada com um médico, um enfermeiro, um condutor e um técnico de enfermagem. Na celebração final, no Marco Zero, a população contará com uma Unidade de Suporte Básico, tendo um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, além de quatro motolâncias com técnicos de enfermagem.

LeiaJá também

--> Mesmo com chuva, PCR garante passagem da tocha no Recife

COMENTÁRIOS dos leitores