Jovem pernambucano atingirá recorde na vela neste domingo

Com apenas 15 anos, Tiago Monteiro quebrará recorde no iatismo pernambucano e nordestino

por Rodrigo Malveira sab, 25/06/2016 - 16:39
Capizzano/Divulgação Em 2016, Tiago Monteiro também conquistou o Brasileiro de Optimist Capizzano/Divulgação

A partir deste domingo (26), o velejador pernambucano Tiago Monteiro fará história dentro do iatismo nordestino. Isso porque o jovem, de apenas 15 anos, irá disputar pela terceira vez consecutiva um mundial de optimist, que neste ano será realizado em Vilamoura, em Portugal. Antes, só ele e Roberta da Rosa Borges haviam disputado o torneio por duas vezes, que reúne os cinco melhores velejadores de cada país. 

Esse será o segundo grande feito de Tiago apenas em 2016. Em janeiro, o atleta também se tornou o primeiro pernambucano a conquistar o Campeonato Brasileiro de Optmist, que foi realizado em Jurerê, no estado de Santa Catarina. Para a competição em Portugal, ele se mostra focado quanto a responsabilidade. “Estou muito tranquilo e ciente do que tenho que fazer. Não estou criando expectativas. Quero dar o meu melhor e para isso venho me preparando intensamente há três meses”, afirmou Tiago, que neste ano encerrará sua participação na classe por atingir a idade limite.

O mundial realizado em Portugal, que conta com a participação de 66 países, ocorre até o dia 4 de julho, com a realização de 12 regatas ao todo, sendo três por dia, dependendo das condições do vento. Além do jovem representante do Cabanga Iate Clube, primeiro colocado no ranking geral, estarão outros quatro velejadores do quadro da Associação Brasileira da Classe de Optminst (ABCO): Gabriel Kern/RS, Giovanne Pistorello/RS, Nícolas Bernal/SP e Guilherme Plentz/RS.

LeiaJá também

--> Tiago Monteiro conquista campeonato pernambucano de vela

--> Tiago Monteiro conquista N/NE de vela e dará nome a troféu

COMENTÁRIOS dos leitores