Futebol paraense realiza campanha de destaque na Série D
São Raimundo garantiu vaga à 2ª fase com duas rodadas de antecedência. Águia lidera Grupo 4; São Francisco assume a ponta, em caso de vitória.
Muito bem, obrigado. Assim está o futebol paraense na Série D 2016. Dos três representantes do Pará (São Raimundo, São Francisco e Águia de Marabá), dois lideram os grupos que disputam. O outro é segundo colocado. Inclusive, um deles já garantiu vaga à 2ª fase do torneio, com duas rodadas de antecedência. A última vez que o Pará teve dois times na competição foi em 2011.
O São Raimundo já tem experiência na Série D. É o primeiro campeão da história do campeonato. Ganhou em 2009. A vitória por 2 a 0 sobre o Náutico-RR classificou o time de Santarém para a 2ª fase da competição, com duas rodadas de antecedência. É líder do Grupo 3, com 10 pontos. Cinco à frente do próprio Náutico-RR.
Um feito especial, ainda mais quando se perde o artilheiro, às vésperas do início de uma competição. O atacante Jéferson Monte Alegre, goleador do Campeonato Paraense com oito gols, se transferiu do São Raimundo para o rival local, o São Francisco.
O Águia não saiu do zero contra o Santos-AP, em casa. Apesar do resultado, segue na ponta do Grupo 4 (com sete pontos, um à frente do vice-líder, Moto Club). Pode se classificar com uma rodada de antecedência. Desde que derrote o Moto Club, em casa, e o Tocantinópolis não triunfe frente ao Santos-AP.
Quando o assunto entre as três equipes é artilharia, o São Francisco tem o jogador que mais se destaca, até o momento, mesmo sendo o único time a não esboçar a condição de líder de grupo. O atacante Aleílson é um dos vice-artilheiros da Série D, com quatro gols. O centroavante do São Francisco é o único jogador das agremiações paraenses a chegar a tal marca, por enquanto.
Os times vão entrar em campo pela 5ª rodada da Série D neste domingo (10). Veja a seguir os jogos de cada representante do Pará:
Águia de Marabá x Moto Club-MA – às 16h, no Zinho Oliveira.
Princesa do Solimões-AM x São Francisco – às 16h30, no Gilberto Mestrinho.
São Raimundo x Rio Branco-AC – às 17h, no Colosso do Tapajós.
Por Octávio Almeida.