Seleção Brasileira não joga em Natal desde 1982

Depois de 34 anos, capital norte-riograndense irá matar a saudade da Canarinho no jogo contra a Bolívia

por Renato Torres qui, 06/10/2016 - 08:00
Reprodução/CBF/Site oficial A seleção de 1982 fez a alegria dos torcedor norte-riograndense Reprodução/CBF/Site oficial

Nesta quinta-feira (6), o Brasil vai receber a Bolívia em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Essa partida será realizada na Arena das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte, evento que não é realizado desde o dia 26 de janeiro de 1982, quando a Seleção derrotou a Alemanha Oriental por 3x1, em jogo amistoso. Aquela foi a última, e única, vez em que a Canarinho disputou uma partida em terras potiguares.

Quando a bola rolar para Brasil x Bolívia, o torcedor norte-riograndense vai sentir novamente a emoção de ver sua seleção nacional disputando ao vivo. Para alguns desses torcedores, será a primeira vez que isso irá ocorrer e a capital está em festa com a chegada dos atletas. 

Na época, a seleção, dirigida por Telê Santana, estava se preparando para jogar o Mundial da Espanha. O time de nomes como: Waldir Peres, Zico, Paulo Isidoro, Toninho Cerezo, Roberto Dinamite, Renato, Seginho e Mário Sérgio venceu a Alemanha Oriental sem grandes dificuldades. O placar de 3x1 fez a festa dos quase 50 mil torcedores que assistiram no antigo Estádio Castelo Branco, o Machadão, que em 2014, deu lugar ao palco do jogo desta quinta, a Arena das Dunas.

Na ocasião, os alemães saíram a frente no placar com gol de Hans-Jüergen Döerner, aos 37 do primeiro tempo. Três minutos depois, Paulo Isidoro deixou tudo igual. O primeiro tempo terminou empatado, deixando a sensação de que o jogo seria duro, mas, no retorno do intervalo, Renato e Serginho garantiram a alegria da torcida brasileira em Natal. Aquela seleção iria longe na Copa do Mundo. Com um futebol vistoso e grandes craques, a esquadra de 1982 é conhecida até hoje pelo mundo todo como uma das maiores da história do futebol, mesmo sem conquistar o troféu que, naquele ano, ficou com Itália, conquistando sua terceira copa.

A partida entre Brasil x Bolívia está marcada para às 21h45. O Brasil está na segunda posição na tabela das eliminatórias com 15 pontos. O líder é o Uruguai, com 16. Depois da Bolívia, a Canarinho encara a Venezuela me Mérida, na terça-feira (11).

COMENTÁRIOS dos leitores