Time de hóquei oferece aulas de patinação gratuitas

Jovens atletas divulgam esporte em escolinha aberta para a comunidade de Belém. Equipe representa o Pará na Etapa Norte da Liga Brasileira.

qui, 25/05/2017 - 17:14

A primeira equipe oficial de hóquei de arena da região Norte do Brasil tem promovido aulas gratuitas com o intuito de divulgar a modalidade e até conquistar novos adeptos. Observando certa carência e em alguns casos até preconceito para com essa modalidade, alguns profissionais que compõem a equipe do Arena Hockey têm se disponibilizado de forma voluntária a ensinar patinação para a comunidade em geral. As aulas ocorrem todos os sábados na quadra de esportes da escola Magalhães Barata e são abertas para interessados de todas as idades, sem a obrigatoriedade dos equipamentos.

Tudo começou em 2013, quando um grupo de amigos se uniu para praticar hóquei de forma recreativa. Com o passar do tempo, parte da equipe resolveu que queria levar o esporte como profissão. A iniciativa, que era apenas diversão, tomou ares de seriedade.

Um dos fundadores da equipe, Mário Ferreira, conta que durante um tempo o time ficou sem um local fixo para treinar, até que surgiu a parceria com a escola Magalhães Barata. “Éramos cerca de umas 15 a 20 pessoas, até que conseguimos uma quadra na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, oferecemos uma reforma - aproveitando para adaptar ao nosso esporte - em troca de horários para treinar”, diz o jogador, que também explica que até então a quadra estava abandonada. Para conseguir financiar a reforma, o time precisou realizar rifas, vendas de comidas e campanhas nas redes sociais.

O hóquei in line - jogado em quadras de cimento e/ou de madeira - ainda é pouco conhecido em Belém. A modalidade sofre o preconceito de ser considerada violenta, uma herança ruim deixada pelo hóquei in ice (praticado no gelo), que é a versão mais conhecida. Modificar esse conceito popular, segundo Mário, é um dos objetivos da escolinha.

Em outubro o projeto de levar o hóquei para a escola completará dois anos e mesmo sendo relativamente novo, já gerou frutos. Um grande exemplo disso é David Viégas, 20 anos, que há cerca de um ano começou a patinar no Arena e atualmente já acompanha o time principal nas competições, além de também  instruir os novos alunos na escolinha. “É muito bacana ter um ano de experiência no esporte e agora estar passando isso pro pessoal que tá chegando agora e quer aprender”, confessa.

O universitário Felipe Cardoso é um desses novos alunos que David treina. O estudante de programação está no projeto há seis semanas e já nota o seu progresso no esporte. Ele afirma que a sensação de adrenalina e confiança que Mário e David depositam nele o inspiram a treinar ainda mais. Entre os elogios que faz ao projeto está o fato de ser gratuito e acessível a todos. “Eu acho incrível, porque, se não fosse o projeto deles, provavelmente eu nunca teria um patins na vida. Quer dizer, eu não ainda tenho, mas nunca teria andado em um, por exemplo”, declara o jovem.

Felipe também é considerado pelos treinadores uma das possíveis promessas para o time de hóquei de Belém. No entanto, ele descarta um possível ingresso na equipe devido à falta de tempo e, principalmente, verba para custear os equipamentos necessários. “Olha, atualmente eu estou tão cheio de coisas e também tem o equipamento, patins, proteção... Eu não tenho muito dinheiro para isso. Aí eu venho mais porque é gratuito. Se não fosse gratuito eu não tinha como vir”, explica.

Atualmente, o Arena Hockey está representando nossa cidade na Etapa Norte da Liga Brasileira de Hóquei. Os integrantes do time custearam a viagem para Brasília, onde se classificaram para a próxima fase da competição que dará ao campeão acesso à Liga Nacional.

Abaixo, veja teaser do documentário que está sendo produzido sobre o Arena Hóquei.

Por Fábio Tavares, Hellen Lopes, Karolina Cunha e Melissa Cardoso.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores