Aos gritos de olé, Sport derruba o Flamengo na Ilha
Em jogo de paciência e boas defesas de Magrão, Leão venceu 'rival' por 2x0 com gols de Osvaldo e Thomás
Quando dois times nutrem um duelo fora de campo, e a disputa passa para o gramado, sempre se espera uma grande partida. Era esse o cenário de uma Ilha do Retiro cheia de rubro-negros pernambucanos e cariocas na noite desta quarta-feira (7). Em um jogo de paciência e efetividade, Luxemburgo venceu sua primeira partida a frente do time pernambucano. Sport 2x0 Flamengo.
Normalmente, o Leão toma conta das ações em seus domínios, porém não se tratava de mais um adversário comum. Com muita qualidade e entrosamento, o Flamengo deixou claro que estava na Ilha para vencer. E assustou com Leandro Damião aos 10 e aos 13, em ambas as jogadas faltou mais capricho do centroavante. Também ficou um desejo de dava para fazer mais aos 19, quando Thalyson invadiu a área carioca pela esquerda e tocou rasteiro, voltando. André deixou passar, mas Rithely não conseguiu aproveitar a finalização.
Aos 25, os visitantes voltaram a incomodar em jogada pela direita, onde o Sport improvisava um volante, por isso as jogadas fluiam. Tanto que Arão recebeu de Pará, livre na área, para bater, porém a bola explodiu em Samuel, que estava próximo de Magrão. O contra-ataque dos anfitriões foi intenso, Osvaldo venceu a disputa com Réver e partiu em velocidade, porém o atacante se enrolou um pouco para limpar o último defensor e, já marcado, bateu para fora. Até houve um primeiro gol do Flamengo, aos 33 minutos. Entretanto, quando Diego completou o desvio de Damião, estava em posição irregular e o bandeira deu o impedimento.
Com mais alguns minutos, o goleiro do Sport precisou praticar uma bela defesa em mais uma chegada adversária. Damião recebeu na esquerda e cortou para perna direita, antes de soltar o chute com muito veneno. Magrão se esticou todo para evitar que a bola entrasse. Enquanto o time de Zé Ricardo chegava com frequência ao ataque, Luxemburgo assistia sua equipe sofrer para encaixar os contra-ataques.
Muralha falha e Sport aproveita
Foram apenas três minutos para o roteiro do primeiro tempo se repetir. Diego fez boa jogada e encontro Pará que cruzou na área. Damião dominou e girou, mas a bola explodiu em Durval, para alívio da torcida da casa. A resposta do Sport veio em uma trapalhada do Flamengo. Pará recuou na fogueira e Muralha usou a mão para ajeitar a bola, tiro livre indireto para o Leão. Na cobrança, Márcio Araújo travou o chute. Entretanto, na sequência, o goleiro voltou a falhar e mandou a reposição em Osvaldo que pegou muito bem para colocar no ângulo dele; 1x0. Um verdadeiro balde de água fria para os cariocas.
Os minutos seguintes foram de muitos erros no meio de campo, o jogo ficava truncado e, nem mesmo a habilidosa promessa Vinícius Júnior conseguia abrir espaços, méritos para a defesa leonina. O melhor lance do período foi em uma tentativa de cruzamento fechado de Osvaldo que obrigou Muralha a espalmar para longe. O momento era melhor para o Sport que conseguia encaixar bons contra-ataques e assustava, porém não tanto quanto Everton aos 32, que recebeu em posição duvidosa e cruzou rasteiro para Vizeu marcar livre, porém o atacante escorregou na hora do chute.
Enquanto o relógio se aproximava dos 45, os cariocas tentavam apertar, se lançando ao ataque e deixando espaços para o contra-golpe. Sem Diego, cabia a Mancuello pensar as jogadas do Flamengo que eram cada vez mais improdutivas. Tanto que foi o Leão quem voltou a marcar aos 38, em bom chute de Thomás de fora da área. Muralha tentou, mas não segurou; 2x0. Ainda houve tempo para Magrão evitar o gol de honra em três oportunidades, chances claras de Mancuello e Vinícius Júnior. Estava decretada a vitória dos donos da casa, que souberam aproveitar melhor as chances criadas. Na próxima rodada, o Sport vai até o Rio de Janeiro, enfrentar o Vasco e o Flamengo visita o Avaí.
FICHA DE JOGO
Campeonato Brasileiro - 5ª rodada
Local: Estádio da Ilha do Retiro
Sport: Magrão; Samuel Xavier (Raul Prata), Durval, Ronaldo Alves e Patrick; Thalyson (Thalyson), Rithely, Anselmo e Éverton Felipe (Thomás); Osvaldo e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo (Mancuello), William Arão e Diego (Felipe Vizeu); Ederson (Vinícius Júnior), Everton e Leandro Damião. Técnico: Zé Ricardo.
Arbitragem: Anderson Daronco - RS
Assistentes: Rafael da Silva Alves - RS / Elio Nepomuceno de Andrade Júnior - RS
Gols: Osvaldo e Thomás (SPT)
Cartões amarelos: Ronaldo Alves e Thalyson (SPT) / Juan e Réver (FLA)
Público: 12.617 torcedores
Renda: R$ 324.976,00