Cruzeiro vence o Sport por 2x0 e toma a vaga no G6

Leão esteve apático e viu prevalecer o volume de jogo da equipe mineira

por Renato Torres dom, 20/08/2017 - 17:51
ANDRÉ YANCKOUS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO O duelo teve superioridade da Raposa e um gol em cada tempo para garantir o placar ANDRÉ YANCKOUS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Com uma rodada que não começou de forma positiva, o Sport entrou em campo contra o Cruzeiro precisando somar pontos para retornar ao G6 da Série A. A missão passava por derrotar o time quase todo titular da Raposa que não poupou seus atletas, mesmo com um jogo decisivo pela semifinal da Copa do Brasil mais a frente. O duelo teve superioridade da Raposa e um gol em cada tempo para garantir o placar de 2x0 e a mudança na tabela de classificação.

Cruzeiro manda no jogo e no placar

Os primeiros lances da partida deixaram claro que se tratava de um duelo aberto, disputado. Mesmo o Cruzeiro tendo maior posse de bola, quem assustou primeiro foi o Sport. Aos quatro, Everton Felipe cobrou escanteio e André subiu mais alto que a zaga, porém a cabeçada passou por cima do gol. Pelo lado celeste, as melhores chances também surgiam por cima. Aos 18, Alisson arrancou pela esquerda e cruzou para Rafinha que tentou o voleio. Apesar da jogada surpreender a defesa, o meia acabou errando a bola. Dando sequência aos lances aéreos, André recebeu bola alçada por Diego e tentou cabecear no canto esquerdo de Fábio, entretanto a bola passou rente ao poste.

'Chamando o jogo', o centroavante chegou em velocidade pela direita e entrando em diagonal tentou o chute cruzado. O problema é que ele não pegou na bola como gostaria e mandou longe da barra. Mas foi a Raposa quem pôde comemorar aos 32, quando a bola foi cruzada na área e Sassá surgiu por trás da marcação para abrir o marcador; 1x0. O gol forçou o Leão a sair para o jogo, antes aguardando o momento para atacar, os rubro-negros começavam a se lançar ao campo adversário, deixando espaços. Em um contragolpe, aos 42, os mandantes tiveram a oportunidade de cobrar falta próxima à área. Thiago Neves mandou com perigo e Léo desviou, tirando de Magrão, contudo, acertando o travessão. No rebote, Henrique errou o voleio, mandando longe.

Antes do apito para o intervalo, os mineiros ainda tiveram outra oportunidade em cruzamento rasteiro de Ezequiel que Thiago Neves não chegou em tempo de carrinho. O primeiro tempo foi encerrado com vantagem para os donos da casa.

O domínio segue e Raniel define o placar

Assim como terminou a primeira etapa, o segundo tempo recomeçou com o time celeste pressionando. Logo aos quatro, Thiago Neves dominou na entrada da área e bateu colocado, por cima de Magrão que só torceu enquanto a bola passou e explodiu no travessão. A Raposa seguia melhor e voltou a assustar aos 13, em bola que Alisson pegou na risca da grande área, protegeu e bateu colocado, só que por cima da meta rubro-negra. Pouco depois, em um contra-ataque perigoso, Thiago Neves recebeu lançamento de Ezequiel e lançou de primeira para Sassá. O atacante dominou como deu e bateu já desequilibrado para a defesa de Magrão.

Demorou para que o Sport levasse perigo à meta celeste e só começou a chegar com as entradas de Anselmo e Rogério, ambos pelo lado esquerdo. Aos 22, o atacante saiu costurando a zaga até ter condições de finalizar de longe e soltou o pé. A bola passou perto do travessão de Fábio. O jogo seguiu como foi na maior parte do tempo, a posse de bola refletia o volume de jogo do Cruzeiro. Já com Juninho em campo, o Leão teve uma chance de marcar aos 36, em tabela entre os atacantes que acabou com o jovem avançado sendo travado pela zaga no momento da finalização.

Ainda houve tempo para Raniel, aos 41, aproveitar a sobra do bate rebate para marcar o gol que definiu o placar da partida. A vitória colocou os mineiros na sexta colocação com 30 pontos, tirando o próprio Sport, que tem 29, e o Atlético-PR pelo saldo de gols. Na próxima rodada, a Raposa joga novamente em casa, diante do Santos, enquanto que o Leão viaja para Porto Alegre, onde encara o Grêmio apenas no dia 2 de setembro.

FICHA DE JOGO

Campeonato Brasileiro - 21ª rodada

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Léo, Murillo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson (Lucas Silva), Rafinha, Thiago Neves e Alisson (Élber); Sassá (Raniel). Técnico: Mano Menezes.

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Oswaldo Henriquez e Mena (Anselmo); Patrick, Rithely e Diego Souza; Everton Felipe (Rogério), Reinaldo Lenis (Juninho) e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira - RN

Assistentes: Vinicius Melo de Lima - RN / Jean Marcio dos Santos - RN

Gols: Sassá e Raniel (CRU)

Cartões amarelos: Rafinha (CRU)

 

COMENTÁRIOS dos leitores