Judô e levantamento de peso destacam Brasil na Universíade

Além de um ouro e um bronze no judô, Luana Madeira, do levantamento de peso, quebrou o próprio recorde e ficou em quarta colocação

Portal Brasilpor ter, 22/08/2017 - 07:48
Divulgação/ CBDU Luana Madeira bateu as próprias marcas competindo pela categoria até 48kg Divulgação/ CBDU

Os atletas brasileiros abriram a participação na 29ª Universíade de Verão, realizada na China Taipei, ou Taiwan, com dois pódios no judô. 

Houve quebra de recorde brasileiro no levantamento de peso, com Luana Oliveira Madeira. Competindo pela categoria até 48 kg, ela bateu as próprias marcas em arremesso e total. No arremesso, a aluna-atleta mantinha a marca de 93 kg, superados com 94 kg. Na categoria total, ela passou de 169 kg para 170 kg.

“Hoje tive a oportunidade de disputar com medalhistas mundiais e olímpicas, e devo isso ao meu treinador, que me fez acreditar que poderia conseguir. Espero, em 2020, estar novamente ao lado dessas meninas”, disse a atleta, que ficou com a quarta colocação.

Na natação, além da classificação em oito categorias, as mulheres chegam a uma final depois de jejum de 20 anos, com o revezamento 4 x 100 m livre.

Bárbara Timo disputou a final na categoria até 70 quilos com a japonesa Saki Niizoe e conquistou a medalha de ouro. Na Rússia, em 2013, a atleta não conquistou medalha, e em 2015 ela não participou da competição.

O aluno-atleta Vinícius Panini conquistou o bronze na categoria até 81 quilos, depois de ser derrotado e retornar na repescagem. O atleta caiu em chave dura, com representantes de Rússia, Japão e França.

A edição 2017 da competição internacional, a 29ª da Universíade de Verão, segue até 30 de agosto, com cerca de 7,7 mil alunos-atletas de 170 países, em competições de 21 modalidades. Além das 14 com participação brasileira, também há disputas de basquete, ginástica artística, polo aquático, tiro com arco, beisebol, golfe e patinação.

O Ministério do Esporte empenhou mais de R$ 6,1 milhões para a viagem da delegação, sendo que, desse total, R$ 2 milhões já foram encaminhados para a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O repasse contempla passagens, hospedagens, taxas de inscrição, seguro de viagem, alimentação e uniformes.

COMENTÁRIOS dos leitores