Curitiba sedia Jogos Escolares da Juventude
Atletas de 12 a 14 anos disputam 13 modalidades
Uma das maiores vitrines para a revelação de novos atletas para o País, os Jogos Escolares da Juventude começaram, na terça-feira (12), em Curitiba (PR). Cerca de 4 mil jovens de 12 a 14 anos disputam medalhas em 13 modalidades.
Os atletas competem em partidas de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e futsal. Todos os estados enviaram equipes, além da representante da cidade-sede. As instituições públicas respondem por grande parte das 1.401 escolas, com representantes de 475 cidades. São 501 instituições estaduais, 14 federais, 334 municipais e 552 particulares.
Embaixadora
Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha da natação em mundiais e recordista mundial nos 50 m costas em piscina curta, Etiene Medeiros competiu nas provas dos Jogos Escolares dos 13 aos 17 anos. "Neste ano fiz questão de estar aqui como embaixadora. Sei o quanto é importante para os jovens. Competi nos últimos Jogos da Juventude, em 2004, e tenho certeza de que vai ser uma semana prazerosa. O evento foi importante na minha carreira e terei a oportunidade de vivenciar no outro lado, como inspiração", disse a campeã mundial.
Dos 465 integrantes da delegação olímpica que esteve no Rio de Janeiro no ano passado, 52 já haviam passado pelos Jogos Escolares. Os Jogos Escolares da Juventude são uma versão dos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs), realizados desde 1969. O evento conta com as etapas municipais e estaduais – que neste ano reuniram cerca de 40 mil alunos. O evento é organizado com recursos da Lei Agnelo/Piva – repassados pelo Ministério do Esporte. Do montante repassado, 10% são destinados ao esporte escolar, R$ 22 milhões, e 5% para o universitário.