Mulher treinará time masculino no Chile pela primeira vez
Paula Navarro, de 45 anos, comandará o Santiago Morning, clube da segunda divisão do país
A técnica Paula Navarro, de 45 anos, será a primeira mulher a comandar um clube profissional masculino no Chile. A treinadora vai assumir o comando do Santiago Morning, clube da segunda divisão do futebol do país. Paula tem o aval do presidente do clube Miguel Nassur. Ela já estava à frente do time feminino do Santiago Morning, além de ser coordenadora da base.
Contudo, a notícia parece não agradar a todos. De acordo com veículos locais, o capitão do time, o goleiro Hernán Muñoz, não gostou gostou da decisão e se manifestou contra o acerto. "As mulheres já avançaram e têm capacidade suficiente, mas daí a entrarem em um vestiário masculino, não estou de acordo. Imagine uma conversa com ela, enquanto os jogadores precisam se trocar no vestiário? É fora de contexto. Penso na nossa comodidade e meus companheiros pensam o mesmo. Ficaram surpresos e acham que será incômodo para todos. Pelos argumentos que estou dando, seria imaturo me tratarem como machista. Não estou colocando em dúvida a capacidade dela. Sei que é uma boa treinadora, mas não sei se isso é correto. Penso como jogador, e não treinador", falou.
Paula Navarro estudou Educação Física, e entrou para o INAF (Instituto Nacional de Futebol) do Chile, em 2001. Ela ainda realizou alguns cursos de psicologia esportiva e outros endossados pela Fifa (Federação Internacional de Futebol).