Técnicos de futebol terão fatia do direito de arena

Categoria também terá direito de indicar dois representantes por federação para atuar no STJD

por Wagner Silva qui, 04/01/2018 - 10:59

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece a divisão do dinheiro arrecadado com as transmissões de TV, conhecidos como direitos de arena, com os técnicos dos clubes. Atualmente só os jogadores têm direito sobre essa fatia da receita das agremiações, conforme determinação da Lei Pelé. O Projeto de Lei (PL) original é de autoria do deputado José Rocha (PR-BA) e o texto aprovado é um substitutivo que inclui, entre outras coisas, a mudança no tempo de contrato dos treinadores.

Além dos treinadores, a nova proposta também aumenta em 1,5% o valor arrecadado pelos clubes que deverá ser dividido entre os profissionais que atuam pelas federações. A Lei Pelé estabelece que 5% da renda obtida com as emissoras seja destinado ao pagamento dos atletas. “O intuito é a valorização e a profissionalização da categoria, tão necessária em tempos em que o futebol se tornou em espetáculo meticulosamente planejado e extremamente lucrativo”, disse o relator do PL na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Sandro Alex (PSD-PR).

Segundo levantamento independente feito por assessores do parlamentar, os clubes brasileiros arrecadaram com direitos de arena cerca de R$ 170 milhões cada um, somente no Campeonato Brasileiro da Série A. Outra solicitação que está no projeto é da inclusão de dois representantes dos técnicos por estado no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O PL tramita em caráter conclusivo e precisa apenas da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

COMENTÁRIOS dos leitores