Bahia confirma o favoritismo e vence o Náutico em casa

Com a vitória na Arena Fonte Nova, o Tricolor de Aço abriu cinco pontos de diferença para cima do time alvirrubro

por Renato Torres qui, 22/02/2018 - 23:40
 Felipe Oliveira/EC Bahia Felipe Oliveira/EC Bahia

Pelo segundo lugar do Grupo C - manutenção ou tomada - da Copa do Nordeste, Bahia e Náutico se enfrentaram nesta quinta-feira (22), na Arena Fonte Nova. No duelo do líder do Campeonato Pernambucano, contra o terceiro lugar no Baiano, levou a melhor o time de maior investimento. Com gols de Vinícius e Edigar Junio, o Tricolor de Aço despachou o Timbu que ainda ameaçou no final, chegando a diminuir com Clebinho.

Dono das ações, Bahia abre o placar com direito à 'lei do ex'

Apesar de visitante, o Timbu não tinha intenção de esperar as chances de contra-golpe. Começou a partida propondo o jogo e assustou logo aos cinco minutos em cruzamento rasteiro de Medina que Robinho tentou o chute, mas foi travado por Gregore. Chegando mais pela direita, o Bahia teve sua primeira chance aos 15, quando Nino Paraíba preferiu limpar a marcação e bater de esquerda, forçando Bruno a espalmar para escanteio. Pelo mesmo lado, a bola chegou para a cabeçada de Edigar Junio, entretanto Thiago Ennes se atirou para tirar com o pé. Mal no rebote, o atacante do tricolor isolou.

Com a posse de bola, o time anfitrião passou a dominar as ações da partida. Aos 27, a falta cruzada na área foi escorada para Edigar dominar e virar de voleio. Atento, o arqueiro alvirrubro não foi vencido pelo quique da bola no gramado. Pouco depois, um lance parecido terminou de maneira mais feliz para os tricolores. Dessa vez pela esquerda, o cruzamento encontrou Vinícius que bateu de primeira, para baixo, como manda o manual. Bahia 1x0 Náutico. Era o que os pernambucanos não esperavam ainda na primeira etapa. Ainda mais em uma partida onde havia dificuldades em recuperar a posse de bola.

Edigar teve uma nova oportunidade aos 35, mas o toque para encobrir Bruno passou pelo lado da barra. Depois de uma tentativa sem sucesso de Vinícius fora da área, o Náutico chegou com perigo outra vez, já perto do final da primeira etapa. Em bola que chegou com Robinho pelo lado direito da área, Gabriel Araújo apareceu por trás da zaga para cabecear, porém sem a direção que ele gostaria no lance. Anderson apenas acompanhou a bola sair para o tiro de meta.

Tricolor segue melhor, mas sofre susto no fim

Precisando ao menos de um empate, o Náutico voltou disposto a encontrar um espaço na defesa baiana. Aos nove minutos, Robinho até conseguiu espaço para limpar um zagueiro e bater em gol, contudo pegou fraco e Anderson recolheu. Havia um maior equilíbrio na posse durante o recomeço de partida, porém insitindo em ligações diretas - todas erradas - o alvirrubro não ameaçava mais. O problema é que a bola parada ia complicar o jogo ainda mais para os visitantes. Em escanteio cruzado próximo à marca do pênalti, Edigar Junio subiu mais que Negretti e cabeceou. A bola passou por baixo de Bruno e o placar aumentou; 2x0.

Claramente, o Timbu sentiu o golpe. Pouco depois do gol, Edigar Junio chutou fraco na área e Thiago Ennes entrou com tudo no lance, desviando para o gol. Por sorte, o goleiro estava próximo dele e ficou com a bola. Enquanto o adversário perdia a calma, o Bahia que nada tinha com isso aproveitava para pressionar por mais gols. Curiosamente, a postura deixou espaços para o contra-golpe e, em um deles, já aos 40, Tharcysio recebeu bola enfiada por Ennes e bateu em cima de Anderson. Na sobra, Clebinho pegou o gol aberto e diminuíu o resultado; 2x1.

Zé Rafael ainda teve a chance de ampliar o marcador nos acréscimos, em chute rasteiro que tirou tinta da trave de Bruno, porém o resultado estava decretado. Com a vitória, o Bahia chegou aos seis pontos somados e abriu cinco de vantagem para cima de Náutico e Altos. Os adversários se reencontram no dia 10 de março, na Arena de Pernambuco, pela quarta rodada do Nordestão.

FICHA DE JOGO

Copa do Nordeste - 1ª fase - 3ª rodada

Local: Arena Fonte Nova

Bahia: Anderson; Nino Paraíba, Tiago (Douglas Grolli), Lucas Fonseca e Mena; Gregore, Vinícius, Zé Rafael e Élber (Régis); Edigar Junio (Allione) e Kayke. Técnico: Guto Ferreira.

Náutico: Bruno; Thiago Ennes, Breno Calixto, Camutanga e Kelvyn; Negretti, Josa e Gabriel Araújo (Clebinho); Medina (Rafael Assis), Robinho e Ortigoza (Tharcysio). Técnico: Roberto Fernandes.

Arbitragem: Caio Max Augusto de Oliveira - RN

Assistentes: Lorival Candido das Flores - RN / Luís Carlos de França Costa - RN

Gols: Vinícius e Edigar Junio (ECB) / Clebinho (CNC)

Cartões amarelos: Élber (ECB) / Medina e Camutanga (CNC)

 

COMENTÁRIOS dos leitores