Goleiro usou celular em prol de campanha contra acidentes

Atleta do Atlético-PR queria alertar a população para o perigo do uso de celular no trânsito

por Thayná Aguiar seg, 14/05/2018 - 12:08
Miguel Locatelli/Site Oficial do Atlético-PR A cena logo viralizou na internet Miguel Locatelli/Site Oficial do Atlético-PR

Nesse domingo (13), a cena de Santos, goleiro do Atlético-PR, usando celular minutos antes da partida contra o Atlético-MG, repercutiu dentro e fora de campo. Contudo, de acordo com o próprio clube, a ação fazia parte de uma campanha em prol do Maio Amarelo, que alerta sobre os cuidados no trânsito. Em nota oficial, o Furacão explicou o fato.

"No último domingo (13), durante o confronto entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro na Arena da Baixada, o goleiro Santos surpreendeu a todos com uma atitude que ninguém podia esperar dele. Um atleta querido pela torcida e o maior responsável pela segurança do time em campo, ficou mexendo no celular minutos antes da partida, algo que poderia prejudicar a sua atenção e colocar seus companheiros em risco.A atitude chamou atenção de torcedores e imprensa esportiva, rendendo severas críticas ao goleiro", dizia parte da nota.

"No dia seguinte, porém, ele revelou que sua aparente irresponsabilidade, na verdade, foi parte de uma campanha para alertar a população sobre o quanto esse hábito pode ser perigoso em outro lugar: no trânsito. 'O que eu fiz em campo é igual ao que milhares de pessoas fazem todos os dias no carro. Só que se envolver em um acidente de trânsito, é muito mais perigoso do que tomar um gol'", disse o goleiro, que aproveitou a indignação que sua atitude gerou nas pessoas para pedir que elas "parem de usar o celular enquanto dirigem".

"Atualmente, no Brasil, são mais de 400 mil acidentes nas estradas todos os anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Usar celular na direção é uma das principais causas de mortes no trânsito no país. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, são cerca de cento e cinquenta mortes por dia, quase 54 mil/ano. Por isso, a Uber em parceria com o Clube Atlético Paranaense, decidiram levar essa discussão para os gramados de futebol, onde tudo o que acontece vira notícia no país inteiro em questão de minutos", diz a nota.

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