Com futebol desastroso, Santa leva 4 do ABC no Arruda
Torcida tricolor não economizou críticas principalmente contra o técnico PC Gusmão. Goleada eliminou o Santa da Copa do Nordeste
No imaginário do torcedor pernambucano, era bastante viável o Santa Cruz reverter o placar no segundo confronto das quartas de final da Copa do Nordeste. No jogo de ida contra o ABC-RN, o time recifense levou apenas 1x0 e precisava, no Arruda, de um placar mínimo de dois gols de diferença. Porém, nem os mais pessimistas tricolores imaginariam que a equipe de PC Gusmão entraria em campo profundamente desorganizada na noite desta terça-feira (22). Lento, errando passes e com sérias falhas na marcação, o Santa amargou um placar de 3x0 construído apenas na primeira etapa do confronto. Na segunda etapa, o ABC aumentou o desastre pernambucano com o quatro tento, mas Héricles ainda fez o gol de honra triclor. No fim, uma desclassificação sofrível do Nordestão e sob os gritos de “fora PC” ecoados nas arquibancadas do Arrudão.
Primeiro tempo desastroso
A necessidade de balançar as redes obrigou o Santa Cruz a procurar o ataque logo no início da partida. Aos 50 segundos de jogo, o meia Artur, na entrada da área, deu uma bomba, mas o goleiro Rodrigo Carvalho se esticou e praticou uma bela defesa.
A resposta da equipe de Natal aconteceu da maneira mais amarga possível para o elenco tricolor. Quando o relógio marcou sete minutos, a bola foi cruzada rasteira, Sandoval tentou cortar, mas deixou nos pés de Higor Leite. O meia bateu forte e rasteiro, sem chances para o arqueiro Ricardo, abrindo o placar em pleno Arruda.
Como era de se esperar, o gol instigou críticas nas arquibancadas do Santa Cruz. Insatisfeitos com o resultado, os torcedores reclamaram bastante dos atletas e, em campo, os jogadores começaram a errar passes com frequência, muitas vezes bobos.
Os erros corais foram ainda mais fatais. Depois de perder a bola no ataque, o time de PC Gusmão sofreu um rápido contra-ataque; Higor Leite arrancou pela ala direita, levantou a cabeça e deu um passe açucarado para Marcos Júnior, na entrada da área. O volante limpou os marcadores e chutou rasteiro, no canto direito do goleiro tricolor, aumentando o placar para 2x0.
E não por aí. Sob os gritos da torcida tricolor pedindo a saída do técnico PC Gusmão, os atletas corais viram o ABC descer com bastante facilidade, novamente com o bom meia Higor Leite, que deu uma bola perfeita para Felipe Guedes finalizar na saída de Ricardo. O Santa tomou o terceiro tento e se via cada vez mais perto de uma desclassificação desastrosa da Copa do Nordeste. Antes mesmo de a primeira etapa acabar, o zagueiro Augusto Silva fez falta e foi expulso, deixando o time recifense com um homem a menos.
Segundo tempo sacramenta o péssimo futebol do Santa
O time do técnico PC Gusmão precisa, ao menos, atuar com dignidade do seu torcedor, demonstrando raça em busca de uma dificílima recuperação na partida. O treinador começou a segunda etapa do confronto com duas alterações, com as entradas de Augusto e Eduardo Brito nas vagas de Robert e Geovani, respectivamente.
O próprio Augusto, após bola desviada de cabeça, arrancou pela ponta esquerda do Arruda. Invadiu a área, até com abertura para uma boa finalização, mas apenas tocou fraco, possibilitando o corte da defesa do ABC aos dez minutos.
Já aos 15 minutos, após outra tentativa coral, o rebote deixou a redonda para o atacante Robinho. Dentro da pequena área, ele finalizou, mas a zaga do ABC cortou de cabeça e evitou o primeiro gol do Santa Cruz.
Se o Tricolor mostrava ineficiente no ataque, o ABC, por outro lado, confirmada sua noite iluminada. Matheus Carvalho, que entrou na vaga de Luan, recebeu a redonda, girou e chutou no fundo das redes, cravando o robusto placar de 4x0.
Héricles, que entrou na vaga de Artur, honrou a camisa coral. Aos 39 minutos, ele recebeu na área e finalizou para o gol, diminuindo o placar para 4x1.
Copa do Nordeste – Segundo jogo das quartas de final
Estádio do Arruda – Recife-PE
Santa Cruz: Ricardo, Vítor, Sandoval, Augusto Silva e Henrique Ávila; Charles e Carlinhos Paraíba; Artur (Héricles); Robinho, Geovani (Eduardo Brito) e Robert (Augusto). O técnico é PC Gusmão.
ABC-RN: Rodrigo Carvalho, Arez, Samuel, Danrlei e Igor; Anderson Pedra (Jorge Eduardo), Felipe Guedes e Marcos Júnior; Higor Leite (Erivélton); Luan (Matheus Carvalho) e Leandrão. O técnico é Ranielle Ribeiro.
Arbitragem: Denis da Silva (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos (AL) / Rondinelle dos Santos (AL)
Gols: Higor Leite; Marcos Júnior; Felipe Guedes; Marcos Júnior; Matheus Carvalho / Héricles
Cartões amarelos: Augusto Silva; Sandoval
Cartões vermelhos: Augusto Silva
Público: 7.950 pessoas
Renda: R$ 50.085