Ganhe o Mundo Esportivo 2018 promove intercâmbio no Canadá

Primeira turma do programa embarcou para dois meses de estudos e treinos em Quebec. Segunda leva embarca no sábado (18)

sex, 17/08/2018 - 16:03
Gil Menezes Turma embarcou para dois meses de estudos e treinos em Quebec Gil Menezes

Na tarde desta sexta-feira (17) e na manhã deste sábado (18), a turma da edição 2018 do Programa Ganhe o Mundo Esportivo (PGME) embarca com destino ao Canadá para dois meses de intercâmbio educacional esportivo. Com 25 integrantes, esta será a maior quantidade de participantes em uma só edição da versão esportiva do programa. O primeiro voo, com nove alunos-atletas, partiu nesta sexta, às 13h25. Os outros 16 integrantes do programa viajam neste sábado, às 7h, para o Canadá do Aeroporto Internacional do Recife até São Paulo, de lá para Toronto e, por fim, Quebec.

Desde o seu lançamento em 2015 o PGME, programa que só existe em Pernambuco, já enviou 76 estudantes para uma temporada de dois meses de estudos e treinos em centros de excelência no exterior. Em 2018, o programa está contemplando 25% mais alunos-atletas do que em 2016 e 2017. Os participantes da edição 2018 vêm de 12 municípios pernambucanos e de cinco modalidades esportivas diferentes. Dezesseis deles foram destaques nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs).

“É a realização de um sonho para esses estudantes. Uma oportunidade única de conhecer o mundo, novas pessoas, e treinar tanto no campo educacional quanto no esportivo em um ambiente diferenciado. Queremos evoluir mais ainda esse programa, que há quatro anos começou com 11 alunos viajando, e hoje são 25. Após cada intercâmbio a motivação vem através de ver a evolução dos jovens, que conquistam melhor rendimento esportivo, mostram evolução na língua que aprenderam e trazem uma mentalidade diferente graças a experiência”, comenta o secretário executivo de esportes e lazer de Pernambuco, Diego Pérez.

Os critérios gerais para os estudantes selecionados foram: ter de 14 a 17 anos, estar matriculado em uma escola da rede estadual de ensino, possuir média anual mínima de 6,0 nas disciplinas português e matemática, ser beneficiado pelo Bolsa Atleta Estadual ou nos últimos 12 meses ter obtido os melhores resultados esportivos em sua modalidade olímpica individual (resultado referendado pela respectiva confederação da modalidade) e/ou ter obtido, na fase estadual, o título de campeão dos JEPs.

COMENTÁRIOS dos leitores