Eduardo precisa de aproveitamento que não teve em 2018

Treinador rubro-negro, este ano, já passou por Ponte Preta e Coritiba

por Geraldo de Fraga qua, 19/09/2018 - 07:38
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Em sete partidas, são cinco derrotas, um empate e só uma vitória: 4 pontos, que significam 20% de aproveitamento Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Na Ilha do Retiro, os rubro-negros já estão de calculadora na mão. O atual momento do clube não permite que o time pense em qualquer ambição no Campeonato Brasileiro, que não seja de escapar da zona de rebaixamento. Com apenas 24 pontos, o Leão ocupa a vice lanterna da competição.

Segundo um levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência em estatísticas, levando em consideração que uma equipe precisa de pelo menos 45 pontos para escapar da degola, o Sport tem que conquistar mais 21. Essa campanha, no que resta da Série A, significa que o time precisaria ter um aproveitamento de 53,8% nos últimos 13 jogos.

A missão não é fácil e, além do elenco, o treinador Eduardo Baptista terá que se superar. Bem verdade que o técnico já pegou o clube em situação delicada, vindo de 8 jogos sem vitórias, mas seu rendimento até agora não é dos melhores. Em sete partidas, são cinco derrotas, um empate e só uma vitória: 4 pontos, que significam 20% de aproveitamento.

Além disso, o retrospecto recente do treinador não empolga. O Sport é o terceiro time que Eduardo treina esse ano. Antes, na Ponte Preta e no Coritiba, suas campanhas foram ruins e não passaram nem perto do rendimento que ele precisa nesse momento.

Na Macaca, time que assumiu em setembro de 2017, ainda durante o Brasileirão, Baptista ficou até março deste ano. Seu aproveitamento foi de 29,03%, em 28 jogos: seis vitórias, nove empates e 13 derrotas.

No mês seguinte, Eduardo assumia o Coxa, onde ficaria até agosto. No alviverde paranaense, o comandante foi bem melhor, mas longe de fazer uma boa campanha. Ao todo foram 18 partidas, com seis vitórias, oito empates e quatro derrotas: 48,1% de aproveitamento.

A última vez em que o treinador conseguiu um aproveitamento maior que os 53,8% que o Sport precisa, foi quando esteve à frente do Palmeiras, entre janeiro e maio de 2017. No Verdão, foram 23 jogos, com 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas – aproveitamento de 66,6%. Em casa, não foi derrotado: oito vitórias e dois empates.

No Sport, a história de Eduardo é vitoriosa, com uma Copa do Nordeste e um Campeonato Pernambucano em 2014, além da melhor campanha do clube na era dos pontos corridos, 6º lugar em 2015. Porém, nessa temporada, ele tem, talvez, sua maior prova de fogo.

Jogos de Eduardo Baptista pelo Sport em 2018

Santos 3 x 0 Sport

Sport 0 x 2 América-MG

Botafogo 2 x 0 Sport

Sport 1 x 0 Paraná

Bahia 2 x 0 Sport

Sport 0 x 0 Cruzeiro

Corinthians 2 x 1 Sport

COMENTÁRIOS dos leitores