Projeto Aurora une basquete e solidariedade no Recife

Aulas ajudam a manter as crianças do bairro de Santo Amaro longe das ruas

por João Victor ter, 02/10/2018 - 14:38

Um projeto social esportivo idealizado por um publicitário, amante do basquete, insatisfeito com o cenário político e com a desigualdade social. Assim surgiu o Projeto Aurora, criado por João Paulo, que queria fazer algo diferente pela sua cidade. Assim surgiu a ideia de ensinar basquete para as crianças do bairro de Santo Amaro. Mesmo sem ter conhecimentos e com apenas uma bola como material, João Paulo deu início ao trabalhos no dia 12 de janeiro de 2016.

Em julho do mesmo ano, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) denunciou João Paulo por exercício ilegal da função de treinador. “Eu não sabia disso mas acabei cedendo, pois eu realmente não poderia continuar de acordo com as regras do CREF. Foi um dia muito triste, a quadra ficou cercada por policiais, foi um choque muito grande para mim e para as crianças”, diz João Paulo.

Foi então que voluntariamente, surgiu o professor e técnico Dirceu Manguinho, algo que João Paulo estava buscando para que o projeto crescesse, além de que pudesse haver um time para entrar em competições. Manguinho já havia treinado João Paulo e segue como treinador do Projeto Aurora até os dias atuais.

Embed:

“O projeto tem ajudado muita gente tirando crianças das ruas, tirando crianças da violência, de situações de risco, do crime. As crianças ao invés de estarem fazendo essas coisas, estão aqui praticando esportes, aprendendo sobre cidadania, melhorando de vida, tendo a oportunidade sonhar e de ter esperança” ressaltou João.

Em 2017, o time adulto do Projeto Aurora participou pela primeira vez de um campeonato, a principal competição de basquete de Pernambuco, ficando em quarto lugar no estadual. Este ano, o Aurora também está disputando o campeonato, onde haverá a primeira partida dos play-offs nesta quinta-feira (4), na quadra da Ilha do Retiro. João Paulo conta que o time adulto serve como inspiração para os menores e que todos os jogos, leva as crianças e os adolescentes para torcerem.

Os treinos do projeto acontecem na quadra da rua da Aurora, às terças e quintas, das 14h às 15h30.

COMENTÁRIOS dos leitores