Pernambucanos viajam para os Jogos Escolares da Juventude

As competições serão realizadas em Natal (RN) entre os dias 12 e 26 de novembro

por Thayná Aguiar sab, 10/11/2018 - 10:08
Hesíodo Góes/SETUR-PE Os primeiros representantes do Estado viajam na segunda-feira (12) Hesíodo Góes/SETUR-PE

Na próxima segunda-feira (12), os primeiros representantes dos 281 atletas, técnicos e oficiais que formam a delegação pernambucana viajam com destino a Natal, no Rio Grande do Norte, para o início das competições da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. As disputas vão até o dia 26 de novembro e os alunos-atletas do Estado irão competir com cerca de 5 mil atletas de todo o Brasil, além de uma pequena delegação japonesa que foi convidada. 

Os Jogos da Juventude deste ano contam com um novo formato, que incluiu três fases regionais, realizadas em Natal, Manaus (AM) e Joinville (SC), antes da disputa nacional. As competições serão realizadas nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17), com disputas masculinas e femininas em todas as modalidades. 

Pernambuco é o Estado que possui a terceira maior delegação do país nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), com 102 atletas divididos em 11 equipes. Isso é resultado do bom desempenho na fase regional nordestina dos Jogos da Juventude, que foram realizados também em Natal entre 12 e 16 de setembro, e contaram apenas com os esportes coletivos, classificando os finalistas para a fase nacional. Na ocasião, a delegação pernambucana, composta por 139 pessoas, obteve a primeira colocação geral com 11 medalhas conquistadas. 

“A expectativa é alta para nosso estado, já que fizemos bonito na fase regional, e temos conseguido participações cada vez mais vitoriosas nos Jogos da Juventude desde 2014. Isso é um sinal também do investimento feito no esporte escolar pernambucano, especialmente nos Jogos Escolares de Pernambuco, que vêm crescendo e revelando mais talentos, que agora vão para um palco nacional onde podem colher mais frutos de seu trabalho”, explicou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez. 

Na etapa nacional, Pernambuco estará sendo representado nas seguintes modalidades: basquetebol (4 equipes/36 atletas); futsal (3 equipes /27 atletas); handebol (2 equipes/21) atletas) voleibol (2 equipes/18 atletas); atletismo (40 atletas); badminton (6 atletas); ciclismo (4 atletas); ginástica rítmica (3 atletas); natação (25 atletas); vôlei de praia (4 atletas); tênis de mesa (6 atletas); xadrez (4 atletas); judô (32 atletas) e luta olímpica (12 atletas). Além de 31 técnicos de diferentes modalidades e 12 oficiais completando a delegação.

COMENTÁRIOS dos leitores