Estudo aponta o Sport como 16º clube mais valioso do país
Náutico e Santa Cruz aparecem na lista dos 40, atrás de clubes menos tradicionais
O Sport é 16º clube mais valioso do país. É o que aponta a 11ª edição do estudo sobre as marcas mais valiosas do futebol brasileiro, realizado pela BDO Publicações, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do Brasil. Os dados foram passados com exclusividade ao LeiaJá.
Apesar de ainda bem colocado no cenário nacional, o Leão perdeu uma posição em relação ao ano anterior. Em 2017, o time rubro-negro estava a frente do Bahia, que o ultrapassou e agora ocupa o 15º lugar com sua marca avaliada em R$ 109, 5 milhões. O Sport, que no ano passado valia R$ 118,9 milhões, caiu para R$ 84,3 milhões.
Os outros dois clubes pernambucanos que aparecem entre os 40 divulgados, são Náutico e Santa Cruz. O Timbu é o 30º da lista, com um valor de mercado de R$ 13,8 milhões. O time alvirrubro teve uma queda de quase metade em relação a 2017. Já o Tricolor do Arruda surge em 32º, valendo R$ 11,5 milhões. Ambos estão atrás de agremiações como Criciúma, Paysandu, Joinville e Portuguesa.
Os cinco primeiros clubes do raking são Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Grêmio. De acordo com a BDO, o estudo foi realizado utilizando informações históricas variadas disponíveis no mercado, como dados financeiros, perfil e hábitos dos torcedores, dados de marketing esportivo, engajamento em mídias sociais, além de informações econômicas e sociais dos mercados nacional e local em que eles atuam. Os dados foram atualizados para a composição da métrica de mensuração do valor da marca de cada clube analisado.
Ainda segundo o estudo, as cotas de TV permanecem como carro chefe das agremiações, seguido das transferências de atletas. O documento também traz diversas informações do mercado de futebol, incluindo uma breve abertura sobre as receitas da FIFA, CBF e federações estaduais, além da análise das finanças dos maiores times.