Campeonato Paraense de Karatê reúne atletas de 17 clubes

Competição ocorreu no ginásio do Sesi Almirante Barroso, em Belém, sob a organização da Federação de Karatê do Estado do Pará (FKEPA)

ter, 11/12/2018 - 15:58

Mais de 150 atletas, representando 17 clubes, se reuniram no domingo (9), em Belém, para disputar a terceira e última etapa do 31º Campeonato Paraense de Karatê. O evento ocorreu no ginásio do Sesi Almirante Barroso, sob a organização da Federação de Karatê do Estado do Pará (FKEPA).

Nesta terceira etapa – que é o último campeonato oficial do ano para os caratecas do Estado - a Academia Machida participou com 29 atletas de várias idades nas modalidades kumitê e kata.

Para João Lima, que ganhou medalha de ouro no combate de kumitê adulto, o resultado neste campeonato consolida seu crescimento como atleta. “Vida de atleta não é fácil, na nossa caminhada tem altos e baixos, mas desde o final do ano passado eu vinha planejando sair da minha zona de conforto, competir mais e foi o que eu fiz. Este ano eu consegui disputar a final do Campeonato Brasileiro de Karatê em Minas Gerais e o objetivo para 2019 é mais alto, quero estar na Seleção Brasileira de Karatê da CBK”, revela o atleta.

Péricles Nogueira, de 11 anos, ganhou medalhas de ouro nas três categorias em que participou: kumitê individual, kata individual e kata em equipe. Para ele, competir e vencer ao lado de amigos caratecas é ainda melhor do que as vitórias individuais. “É bem legal a sensação de ganhar. A única coisa que é chata é que estou competindo com todos os meus amigos. Então, pra mim, ganhar no kata em equipe é mais legal”, afirma o jovem carateca, que já treina para competir em campeonatos nacionais no ano que vem.

O atleta Gustavo Ueoka, que tem 13 anos e pratica o esporte desde os 7, comemora os resultados de seu treinamento. “Hoje ganhei duas medalhas de ouro e uma de bronze. A conquista foi difícil, treinei muito pra chegar aqui”, conta.

Nicolas Magalhães, que também disputou na classe sub-14, conseguiu ouro no kata equipe, prata no kumite individual e bronze no kata individual. Para ele, a competição com os amigos o estimula a melhorar cada dia mais no caratê. “Eu tava treinando há um tempão para esse campeonato porque o meu objetivo era ganhar do Guga [Gustavo Ueoka] no kumitê, já que ele ganhou de mim na competição passada. Fiquei em segundo lugar e ele em primeiro, mas no próximo tento ganhar de novo, sinto que tô melhorando a cada disputa”, avaliou.

Ao longo do ano, o 31º Campeonato Paraense de Karatê ocorreu em três etapas, sendo a primeira em Cametá, a segunda em Ananindeua e a última em Belém. Juntas, as etapas reuniram cerca de 600 atletas de 20 entidades de karatê de municípios como Abaetetuba, Breves, Capanema e Tomé-Açu.

Juntando todas as etapas do Campeonato em 2018, os clubes Senshinkai, Breves Karatê e Budokukai atingiram o maior número de medalhas no total.

Da assessoria do campeonato.

 

COMENTÁRIOS dos leitores