Grupos de patinadores tomam conta da noite do Recife
Passeios de patins reúnem várias gerações e vão além da atividade esportiva
Durante a noite, em alguns dias da semana, o Centro do Recife é dominado pela turma das 'rodinhas'. O local vira espaço para que vários patinadores possam praticar o esporte pelas ruas da cidade. A concentração para o passeio acontece no Marco Zero. De lá, a turma segue para a avenida Conde da Boa Vista.
Um dos grupos envolvidos é o Planeta Inline, projeto que tem como intuito colocar “os patins” no foco das atenções, ampliando-o como uma cultura e uma filosofia de vida. O grupo surgiu durante uma conversa de fim de role, onde três amigos, Paulo Rogério, Márcio Paixão e Eraldo Gomes, viram a possibilidade de haver mais união entre os atletas, e de como seria bom unificar os grupos, cada um com a sua ideia e sua camisa, em nome de uma única causa.
Márcio Paixão conta com alguns projetos para patinadores como ‘Paixão Inline’ e ‘Paixão nos pés’. Além de ter fundado o Planeta Inline, Paulo Rogério também faz parte de outro grupo, o APS Inline, que é responsável por formar iniciantes e conta com aulas gratuitas à noite no Shopping Tacaruna, às quintas.
Outro grupo de patinadores, dessa vez ‘Os Suicidas’ proporciona o 'role' das segundas, a tradicional “Segunda Sem Lei”, também no Centro do Recife. Na terça-feira, a vez é do ‘Arena Evolução’, grupo destinado a patinadores em níveis mais avançados.
Os grupos priorizam a segurança nos 'roles', e contam com batedores, coletes luminosos, lanternas e bastões, além dos essenciais equipamentos de segurança como capacete, cotoveleiras, joelheiras e munhequeiras.