Pernambucanos com os melhores aproveitamentos até agora
Central e Sport saem na frente, favorecidos pelo calendário enxuto
O Campeonato Pernambucano dá uma pausa nos próximos dias e abre alas para a disputa da Copa do Nordeste. Mas antes de o Santa Cruz visitar o Moto Club e o Salgueiro encarar o ABC, nós conferimos e listamos os cinco melhores aproveitamentos de clubes pernambucanos antes do carnaval de 2019.
O Carcará não passa pela melhor de suas fases. Recém rebaixado à Série D do Brasileirão, o Salgueiro até começou bem a temporada, derrotando o Confiança, em Sergipe, e goleando o Vitória no Pernambucano por 6 a 1. De lá para cá, passou a tropeçar e hoje tem aproveitamento de cravados 50%.
Os alvirrubros são o quarto melhor até então. Após um começo ruim, com três derrotas nas quatro primeiras partidas, o time de Márcio Goiano já acumula nove partidas sem derrotas, com cinco vitórias e quatro empates, alcançando 56,4% de aproveitamento em 13 partidas no ano. Na conta, entra o confronto com o Santa Cruz pela Copa do Brasil que selou a eliminação do Timbu na competição, mas que terminou em empate no tempo normal.
O tricolor coral tem o trabalho sólido de Leston Junior nas mãos, e uma equipe que vinha de boas exibições, até a derrota para o Vitória por 3 a 0 na Arena de Pernambuco. Segundo que mais jogou na temporada, o Santa Cruz soma 61,1% de aproveitamento nos 12 jogos que disputou. Números que explicam porque os tricolores tem resultados mais estáveis, assegurando a quarta colocação no Pernambucano, terceira no grupo A da Copa do Nordeste e a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil.
O Leão tem um bom aproveitamento de 62,5% na temporada. Apesar de ser o segundo maior percentual entre os pernambucanos, o Sport disputou apenas oito partidas até aqui e não passa por um momento tranquilo. Dentro de campo, as atuações não satisfazem e os rubro-negros acabaram eliminados já na primeira fase da Copa do Brasil contra o Tombense, além da derrota no Clássico das Multidões, por 1 a 0. Daí, soma-se a saída do técnico Milton Cruz, o período de adaptação ao novo treinador, Guto Ferreira, além da crise financeira e o percentual de aproveitamento acaba deixado de lado.
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Ceará, mas atual líder do Campeonato Pernambucano, o Central tem o melhor aproveitamento entre os pernambucanos. Favorecido pelo calendário enxuto, assim como o Sport, tendo disputado apenas esses dois campeonatos até aqui, a Patativa jogou oito vezes na temporada. Foram seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para um aproveitamento de 70,83%.
Por Miguel Inácio