Boxe garante três vagas no Pan-2019
Beatriz Ferreira e Jucielen Romeu garantiram vaga no feminino; no masculino, o representante será Keno Marley
No Torneio Classificatório das Américas, disputado em Manágua, capital da Nicarágua, o Brasil garantiu três vagas para a disputa do ouro no boxe nos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima, no Peru.
A primeira a subir no pódio e garantir a medalha para o Brasil e sua vaga no Pan-Americano foi Jucielen Romeu. No último sábado ela venceu Ashleyaan Lozada, de Porto Rico, em uma luta difícil. Já no domingo, Beatriz Ferreira dominou a mexicana Esmeralda Falcon e venceu, por unanimidade, o combate das quartas-de-final. Além de assegurar sua vaga para o Pan, Beatriz conquistou sua posição no pódio do Torneio Classificatório das Américas.
Pelo boxe masculino, Keno Marley nocauteou o lutador da casa Osmar Bravo e, nas quartas de final, contra Deion Pruitt, representante das Ilhas Virgens, venceu novamente, garantindo seu lugar na maior competição esportiva do continente.
Outros brasileiros
Wanderson Oliveira estreou vencendo por unanimidade Walter Duarte, da Guatemala, mas acabou eliminado ao perder para o cubano Andy Cruz, primeiro colocado do ranking da Associação Internacional de Boxe (AIBA).
Ainda no masculino, Luiz Fernando venceu o canadense Wyatt Sanford na estreia. Porém, acabou sendo eliminado pelo norte-americano Johson Delante. O pugilista Abner Teixeira foi derrotado pelo equatoriano Julio Castillo. Já Douglas Andrade não passou pelo atleta Yankiel Rivera, de Porto Rico. Arilson Gonçalves perdeu para o dominicano Leonel Santos.
No feminino, a pugilista Flavia Figueiredo não conseguiu superar a canadense Tammara Thibealt. Também eliminadas estão Beatriz Soares e Graziele de Jesus, que não conseguiram vencer, respectivamente, as norte-americanas Oshae Jones e Virginia Fuchs.
O Torneio Classificatório das Américas conta com a participação de 244 atletas de 32 países sendo 174 pugilistas da categoria masculina e 69 da feminina.