Ana Marcela Cunha garante vaga nas Olimpíadas 2020
Nadadora assegurou sua participação na maior competição esportiva do mundo após chegar em quinto lugar no Mundial de Desportos Aquáticos
A maratonista aquática brasileira Ana Marcela Cunha garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ana assegurou sua participação na maior competição esportiva do mundo após chegar em quinto lugar no Mundial de Desportos Aquáticos, disputado no último final de semana em Gwangju, Coreia do Sul. Outra brasileira na prova, Viviane Jungblut, terminou em 12º lugar e acabou fora da próxima edição das Olimpíadas.
As brasileiras participaram da disputa contra as maiores atletas da modalidade nos dias de hoje. Na prova estavam a holandesa Sharon van Rouwendall, campeã olímpica no Rio 2016, a medalhista de prata na última edição dos Jogos, a italiana Rachele Bruni, e a francesa Aurelie Muller, bicampeã mundial da prova. Em uma chegada emocionante na qual cravou o tempo de 1h 54min 50s, Ana Marcela ficou a seis décimos da terceira colocada. As dez primeiras colocadas da prova garantiram classificação para as Olimpíadas de Tóquio. O Mundial é a única chance que um país tem para levar duas representantes para os Jogos Olímpicos, portanto como Ana confirmou sua classificação, o Brasil terá apenas uma nadadora na luta por uma medalha olímpica.
A campeã foi a chinesa Xin Xin, com o tempo de 1h 54min 47s, apenas um segundo à frente da norte-americana Haley Anderson, que fez os 10km em 1h 54min 48s e foi um segundo e nove décimos mais rápida que a terceira colocada, a italiana Rachele Bruni, que fechou a prova em 1h 45min 49s. A representante brasileira da modalidade nos Jogos do Japão tem nove medalhas em mundiais sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze.