Copinha: Santa Cruz vence de virada e é o 1º do grupo

Leonardo Gaúcho, que entrou no intervalo da partida, fez os dois gols da vitória contra o Flamengo-SP

por Alex Dinarte qui, 09/01/2020 - 17:30
Cristiano Fukuyama/Santa Cruz Leonardo Gaúcho, que entrou no intervalo da partida, fez os dois gols da vitória Cristiano Fukuyama/Santa Cruz

Após sair em desvantagem no placar na última rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Junior, o Santa Cruz conseguiu virar a partida e venceu o Flamengo - SP por 2 x 1, gols de Léo Gaúcho. Com a vitória na partida realizada na tarde desta quinta-feira (9), a Cobra Coral garantiu a primeira colocação do Grupo 30, que tem sede na cidade de Guarulhos, região metropolitana da capital paulista. Além de assegurar a liderança, o tricolor pernambucano ganhou o direito de permanecer atuando no Estádio Antônio Soares de Oliveira na próxima etapa da competição.

Com a classificação garantida para a segunda fase do torneio, Flamengo – SP e Santa Cruz fizeram um primeiro tempo equilibrado. Com a postura mais defensiva da equipe paulista, o volume de jogo era maior por parte do tricolor que levou perigo ao gol guarulhense em três oportunidades, com chutes de meia distância do meio-campista Sousa. Os donos da casa, que só haviam chegado em tiros longos à meta defendida pelo goleiro Rokenedy, abriram o marcador. Na descida de Klinsmann pela direita aos 34 minutos, o atacante cruzou rasteiro e, após bobeira da defesa do Santinha que não conseguiu cortar o passe, o meio-campista Hector bateu firme de pé direito e fez Corvo 1x0. Os pernambucanos ainda tentaram o empate em duas cobranças de falta, mas o meio-campista Cardoso não acertou o alvo.

Na volta para o segundo tempo, o técnico do tricolor, Felipe Alves, mexeu no time e trocou o meio-campista Sousa pelo centroavante Leonardo Gaúcho. Logo na primeira oportunidade da etapa complementar aos sete minutos, a defesa do Corvo parou pedindo impedimento. Oportunista, Leonardo Gaúcho dominou e bateu firme para o fundo da rede. Era o empate do Santa Cruz.

Aos 16 minutos, Thierry, atacante do Corvo que havia entrado no intervalo, foi expulso dois minutos depois de ter tomado o primeiro cartão amarelo e deixou os paulistas com dez jogadores em campo. Mesmo com o Flamengo – SP parecendo acuado, o Santa não mostrava o mesmo ímpeto da primeira etapa e criou poucas chances de virar o placar durante a etapa final.

Entretanto, a saída do Santa Cruz estava nas jogadas de bola parada. Aos 43 minutos, uma falta pela esquerda e, após o levantamento, o time e a torcida coral pediram pênalti em lance polêmico. Logo na sequência da jogada, o árbitro Rodrigo Santos apontou jogo perigoso após infração cometida pela defesa do Flamengo – SP fora da área. Na cobrança feita em dois lances, o atacante Felipe Cabeleira apenas tocou na bola e Leonardo Gaúcho encheu o pé para colocar o Santinha à frente do placar e na liderança do grupo aos 45 do segundo tempo. Tricolor 2x1 de virada e fim de papo no Ninho do Corvo.

Para a fase eliminatória da Copinha 2020, o Santa Cruz aguarda o adversário que sairá do Grupo 29. Na chave, São Paulo F. C., E. C. São Bernardo – SP e Operário – PR disputam duas vagas na próxima etapa do torneio.

COMENTÁRIOS dos leitores