Retrô planeja seletiva de futebol em meio à pandemia
Secretário estadual de Saúde ressaltou que atividades coletivas estão proibidas em Pernambuco
O Retrô FC pretende realizar uma seletiva de futebol feminino, em meio a pandemia, nos dias 3 e 4 de agosto, em Camaragibe. Segundo diretor do clube Gustavo Jordão, tudo deve acontecer com os cuidados necessários.
A reportagem do LeiaJá, na tentativa de esclarecer se a atividade está contemplada no Plano de Convivência com Covid-19 do Governo de Pernambuco, procurou o clube, o Município e o Estado.
A Secretária Estadual de Saúde disse que o Governo tem seu protocolo e diretrizes a serem seguida, entretanto, o Município também é responsável pela fiscalização e pode flexibilizar certas atividades.
“A atividade esportiva em grupo permanece proibida no Estado. Nós abrimos uma exceção para os treinos de futebol profissional e para o reinício do futebol profissional. Mas atividades como essa, que está sendo proposta, nós não tínhamos conhecimento disso, mas elas ainda estão proibidas. Nós vamos estar acompanhando e fiscalizando”, disse o secretário de Saúde, André Longo.
Ele ainda reforça a importância da conscientização e o apoio da população, pedindo para que não descumpram as normas e denunciem. André também citou a importância da fiscalização por parte do município. Nossa reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Camaragibe e a Secretaria de Comunicação, mas até o encerramento da matéria não obtivemos respostas.
No plano do Governo do Estado, que nesse momento cumpre o nível 2, não existe nenhuma etapa que autorize atividade de futebol que não seja profissional, o que não seria o caso da seletiva programada pelo Retrô: “Vamos reavaliar o modelo, mas vamos fazer, dentro dos cuidados sanitários necessários”, pontua Gustavo Jordão. No plano de convivência apenas jogos profissionais estão autorizados.