Náutico não vence Santa em mata-matas há 10 anos
Foi em 2010 também pela semifinal do estadual que o Náutico conquistou a classificação
O Clássico das Emoções que decide um dos finalistas do Campeonato Pernambucano de 2020 é o segundo entre as equipes nesta temporada. No primeiro duelo, no Arruda, domínio da equipe coral e vitória por 2 a 0. Mas apesar de ser o sexto embate entre as equipes desde 2019, no mata-mata os encontros não costumam ser tão frequentes. Além disso a equipe da Rosa e Silva tem um tabu de 10 sem vencer o rival em um duelo eliminatório.
Porém não precisa ir tão longe para relembrar o último. Em 2019 as equipes se enfrentaram quatro vezes em com jogos em todas competições presente no calendário de ambas as equipes, mas o mais "valioso" foi o duelo da Copa do Brasil. Uma classificação na valeria cerca de um milhão no bolso do vencedor. no tempo normal gols de Pipico e Jorge Henrique e empate no placar. A vitória tricolor veio nas cobranças de grande penalidade.
Em 2017 nenhuma das equipes conseguiram o direito de disputar a final do estadual e duelaram pelo terceiro lugar em jogo de ida e volta. Na Arena de Pernambuco vitória tricolor por 2x1 e no Arruda o empate a uma bola deu a vitória ao tricolor.
Agora vamos até 2016 quando pela semifinal do estadual, mesma fase do atual duelo, o tricolor se sobressaiu e ficou com a vaga que lhe valeria, posteriormente, o título. O duelo foi decidido em mais dois jogos de ida e volta, mas desta vez a vitória tricolor aconteceu em ambas as oportunidades. No Arruda placar de 3x1, e na Arena vitória por 2x1.
Em 2013 mais dois jogos definiram a vaga para a final e o Santa já mostrava a superioridade que viria nos jogos eliminatórios em sequência ao vencer as duas partidas e chegar até a final da competição.
A última vitória do Náutico sobre o Santa Cruz no mata-mata já tem 10 anos. Foi em 2010 também pela semifinal do estadual que o Náutico conquistou a classificação após empatar o primeiro jogo e vencer o segundo por 1x0.