Atletas farão testes diários durante a Olimpíada
Novos protocolos também incluem isolamento por meio de bolhas sociais
Duas mudanças estão nos novos protocolos de segurança para os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos deste ano, no Japão. Segundo informações da Associated Press, os competidores serão submetidos a testes diários de Covid-19 e o isolamento será por meio de bolhas sociais, semelhante ao que foi feito com os jogadores da NBA, em julho de 2020.
A Olimpíada começa em 23 de julho, e os atletas precisam conciliar o preparo físico com os protocolos de segurança contra o coronavírus. Por conta disso, o novo documento orienta medidas que permitem otimizar os próximos três meses até o início do evento. Nas orientações anteriores, estava previsto que cada atleta deveria cumprir quarentena de 14 dias antes de embarcar ao Japão. Agora, à medida em que os atletas desembarcarem em solo japonês, eles serão direcionados às áreas que apenas os competidores estarão presentes.
Em fevereiro, o primeiro documento de protocolos orientava que seria feito um primeiro teste de Covid-19 72 horas antes do embarque do atleta. O segundo, logo após a chegada no Japão. Depois, pelo menos um teste a cada quatro dias. Já o novo regulamento, deve prever que sejam feitos dois testes, 96 horas antes do embarque, outro após o desembarque e, assim que o competidor estiver em solo japonês, serão realizados testes todos os dias.
Uma pesquisa publicada no The Japan Times revela que 72% da população do Japão, é contra a realização da Olimpíada. Entre os motivos apontados na pesquisa, o maior fator envolvido na opinião pública é o aumento dos casos de Covid-19. Os índices indicam uma tendência de alta em abril e uma possível quarta onda da pandemia. Ao todo, mais de 572 mil casos de infectados já foram registrados, e aproximadamente 10 mil pessoas já morreram em território japonês.