Náutico vence Sport, é campeão e quebra tabu de 52 anos

O Náutico é campeão pernambucano de 2021 e quebra tabu de 52 anos

por Luan Amaral dom, 23/05/2021 - 18:32
Tiago Caldas/CNC Kieza celebra seu gol no tempo normal Tiago Caldas/CNC

Apesar do domínio no campo, o Náutico não foi capaz de converter em gols as chances criadas na final do Campeonato Pernambucano que aconteceu neste domingo (23), nos Aflitos, contra o Sport. O 1x1 no tempo normal levou o duelo para a cobrança de grandes penalidades. Marquinhos perdeu a quarta cobrança e deixou para Kieza que decidir o título e por fim o tabu de 52 anos sem que o Náutico vencesse uma final sobre o Sport. Teve muita confusão após o apito final. Jogadores e comissão do Sport questionaram decisão do VAR que anulou defesa de Mailson por se adiantar na cobrança de Giovanny.

O jogo

Diferente do primeiro jogo, o equilíbrio marcou o início do duelo decisivo. O Sport preencheu o meio campo e marcou as investidas do Timbu. No ataque porém o Leão também criava pouco. A primeira chance do duelo nasceu aos 18. Mailson afastou mal uma bola cruzada na área que sobrou para Kieza encher o pé, mas Maidana, bem colocado, ‘defendeu’ com a cabeça. Em seguida foi a vez do Sport chegar com Zé Welison em chute de fora da area defendido por Alex Alves. 

A partir daí o Náutico foi se mostrando mais à vontade com a bola, mas ainda criava pouco. Além de alguns perigos em escanteios cobrados por Jean Carlos, o Timbu ainda criou em chute de Vinícius, salvo por Mailson. Já o Leão, não voltou a obrigar o goleiro Alvirrubro a trabalhar e a primeira etapa terminou com empate.

O segundo tempo voltou com o Náutico mais dominante e um Sport se defendendo, assim como na primeira parte. Mas as chances reais de gol não existiram até os 25 minutos. Hereda cruzou na cabeça de Kieza que acertou o travessão, no rebote Jean Carlos finalizou e novamente Maidana salvou o Leão. 

Mas aos 32 minutos, uma saída errada de Marcão permitiu que o Náutico pegasse a defesa do Sport desmontada e o artilheiro da competição Kieza  não perdoou e levou os Alvirrubros ao delírio com o gol. O Leão respondeu com Thiago Lopes da intermediária e se lançou ao ataque. E o empate veio na pressão do Rubro-negro que achou o atacante Mikael para empatar tudo no fim do jogo e levando tudo para a cobrança de grande penalidade. 

VAR age nas penalidades

Quem abriu as batidas foi Jean Carlos que fez o seu. Depois veio Maidana para o Sport e também marcou. Vinicius também converteu sua cobrança para o Timbu, assim como o Rubro negro Mikael. Hereda quase perdeu, mas conseguiu manter o Alvirrubro na frente, mas Tréllez empatou novamente.

Giovanny que errou e teve seu pênalti repetido, acertou na segunda. O VAR chamou atenção ao fato de Mailson não ter ficado com um pé sobre a linha, como manda a regra. 

Marquinhos por sua vez errou sua cobrança e deixou a chance de título  nos pés de Kieza que marcou e pôs fim a escrita de 52 anos sem vencer o Sport em uma decisão. 

 Ficha de jogo

Competição:Campeonato Pernambucano

Local: Estádio dos Aflitos

Náutico: Alex Alves; Hereda, Camutanga (Ronaldo Alves), Wagner Leonardo, Bryan; Rhaldney (Marciel), Djavan (Matheus Trindade), Jean Carlos; Erick (Giovanny), Vinícius, Kieza. Téc. Hélio dos Anjos. 

Sport: Mailson, Patric, Adryelson, Maidana, Sander; Marcão (Tréllez), Júnior Tavares, Zé Welison (Thiago Lopes), Thiago Neves (Mikael). Neilton (Marquinhos) e Everaldo (Toró). Téc. Umberto Louzer

Gol: Kieza (NAU)

Arbitragem: Rodopho Thoski Marques (FIFA)

Cartão amarelo: Rhaldney, Bryan, Jean Carlos, Erick (NAU), Maidana, Tréllez, Marquinhos (SPO)

COMENTÁRIOS dos leitores