Pastor vira herói ao socorrer atletas na ultramaratona

A tragédia aconteceu no momento em que os corredores estavam em uma altitude elevada, no Bosque de Pedra do rio Amarelo, perto da cidade de Baiyin

ter, 25/05/2021 - 12:09
STR O pastor Zhu Keming é considerado um herói STR

Um pastor se tornou herói nas redes sociais chinesas por ter socorrido seis atletas durante ultramaratona de sábado passado, quando as condições meteorológicas extremas provocaram as mortes de 21 participantes.

A tragédia aconteceu no momento em que os corredores estavam em uma altitude elevada, no Bosque de Pedra do rio Amarelo, perto da cidade de Baiyin, na província de Gansu (noroeste).

A agência estatal Xinhua - que informou sobre a participação de 172 pessoas na prova - e o canal de televisão CCTV confirmaram as mortes de 21 pessoas.

Nesta terça-feira, na rede social Weibo os chineses homenagearam Zhu Keming, pastor cuja reação durante a tempestade foi divulgada pela imprensa.

Quando as condições meteorológicas mudaram repentinamente no sábado, Zhu estava vigiando seu rebanho e teve seguir com os animais para uma caverna onde costuma guardar roupas e alimentos para casos de emergência.

Nesta caverna ele abrigou o primeiro corredor, que estava com cãibra, e aqueceu as mãos e os pés ao redor de uma fogueira.

Alertado por outros quatro corredores que também foram abrigados na caverna, o pastor saiu para ajudar um sexto participante, que passava mal.

Apesar do ato heroico, Zhu se definiu na imprensa chinesa como "uma pessoa comum, que fez uma coisa comum". Ele lamentou não ter conseguido ajudar os atletas que faleceram por hipotermia.

"Havia dois homens sem vida e não consegui fazer nada por eles, sinto muito", disse.

As autoridades locais investigam o que aconteceu em um país que se apaixonou por corridas de rua nos últimos anos.

Após a tragédia de sábado, pelo menos cinco provas foram canceladas, segundo o jornal The Paper, de Xangai.

COMENTÁRIOS dos leitores