Relembre o caminho de Bucks e Suns até a final da NBA

Confira como cada equipe chega para essa final

por César Lui ter, 06/07/2021 - 13:16
Patrick McDermott e Ronald Martinez/Getty/via AFP Jrue Holiday e Chris Paul iniciam duelo nesta terça (6) Patrick McDermott e Ronald Martinez/Getty/via AFP

Começa nesta terça-feira (6) a grande final da NBA 20/21 entre Phoenix Suns x Milwaukee Bucks. A primeira equipe vem para buscar seu primeiro título depois de dois vices em 1976 e 1993, enquanto o Bucks tenta sua segunda taça para encerrar o jejum de 47 anos sem ser campeão.

O campeão da NBA será decidido em uma série de sete partidas, onde quem vencer quatro primeiro, se sagra o grande campeão da temporada.

Confira como cada equipe chega para essa final:

Phoenix Suns

A equipe do Arizona, fundada em 1968, nunca chegou a ser campeã da NBA mas em 2021 é a grande favorita a vencer, inicialmente por sua ótima campanha na fase regular, com 51 vitórias e 21 derrotas, que a levaram a se classificar na segunda colocação da Conferência Oeste.

Na fase de playoffs da competição, eliminou na primeira rodada um dos favoritos, o Los Angeles Lakers, do craque Lebron James. A série terminou 4 a 2 para Phoenix.

Nas semifinais um arrasador 4 a 0 contra o Denver Nuggets, de Nicola Jokic, e na final da Conferência Oeste mais um considerável 4 a 2, dessa vez contra o Los Angeles Clippers que tinha um Kawhi Leonard inspirado durante toda a série.

Como pilares da equipe de Phoenix, que tem um coletivo muito forte, Devin Booker e Chris Paul são os destaques e terão a missão de levar a equipe ao seu primeiro título da competição.

Milwaukee Bucks

A equipe não tem certeza da presença do seu craque Giannis Antetokounmpo. O astro sofreu uma hiperextensão no joelho esquerdo durante a quinta partida da série semifinal contra o Atlanta Hawks e não pôde participar do restante das partidas.

Há uma semana Antetokounmpo vem treinando poucos minutos com bola, mas sua participação será difícil principalmente nas primeiras partidas da final contra a equipe do Arizona.

Sem chegar à final desde 1974, quando foi vice-campeão, o Bucks quer conquistar seu segundo título de NBA após uma campanha regular na primeira fase da competição, com 46 vitórias e 26 derrotas.

Nos playoffs passou por cima do Miami Heat na primeira série disputada, 4 a 0.

Nas semifinais da Conferência Leste um grande confronto contra talvez o maior favorito da competição, o galáctico Brooklyn Nets, foi até a sétima partida sendo disputada ponto a ponto e terminou com a vitória dos Bucks por 4 a 3.

Muito se creditou a derrota dos Nets as contusões dos seus principais jogadores durante as partidas. Kyrie Irving, James Harden e até o ala Kevin Durant ficaram de fora de pelo menos duas ou mais partidas da série, principalmente na fase decisiva, tendo que jogar no sacrifício.

Na final do Leste contra o Atlanta Hawks, o momento de tensão foi a contusão do astro Giannis Antetokounmpo, já que na mesma partida, o craque do adversário também se contundiu, Trae Young, que vinha levando nas costas o time até a final.

Coube ao armador Jrue Holiday a responsabilidade de levar a equipe a vitória por 4 a 2 na série e cavar o lugar na grande final da NBA contra o Phoenix Suns.

Como o desfalque de Giannis Antetokounmpo, Jrue Holiday terá o apoio do ala Khris Middleton e do pivô Brook Lopez, que fez sua melhor partida da temporada contra o Hawks, quando marcou 33 pontos e teve 7 rebotes em 37 minutos em quadra.

Confira bela cesta de 3 pontos de Jrue Holiday contra o Nets e a enterrada de Brook Lopez na última partida contra Atlanta:

 

Final

A final começa nesta terça (6) e acontece em uma série de no máximo sete partidas, onde quem vencer quatro se sagra o campeão da temporada 20/21 da NBA. O Suns inicia e encerra a série em casa, caso necessário, por ter tido melhor campanha em sua Conferência.

Confira o calendário das partidas:

Terça-feira, 6 de julho: Suns – Bucks

Quinta-feira, 8 de julho: Suns – Bucks

Domingo, 11 de julho: Bucks – Suns

Quarta-feira, 14 de julho: Bucks – Suns

Sábado, 17 de julho: Suns – Bucks (se necessário)

Segunda-feira, 20 de julho: Bucks – Suns (se necessário)

Quarta-feira, 22 de julho: Suns – Bucks (se necessário)

COMENTÁRIOS dos leitores