Confira os maiores parceiros de Messi no Barcelona

Ao longo de 17 anos no clube catalão, o argentino colecionou momentos ao lado de jogadores sul-americanos e europeus

por Rafael Sales sex, 06/08/2021 - 21:19
Instagram/@leomessi Instagram/@leomessi

A tarde da última quinta-feira (5) ficou marcada por movimentar as redes sociais e o mundo do futebol, uma vez que Lionel Messi não joga mais no Barcelona. O anúncio foi feito pelo próprio clube espanhol. Diversos jogadores e torcedores lamentaram que o argentino não poderá continuar no clube. Nos últimos 17 anos, Messi conquistou títulos e viveu momentos marcantes vestindo a camisa do Barcelona, ao lado de jogadores de alto nível. Por conta disso, o LeiaJá separou uma lista com os jogadores que tiveram mais entrosamento dentro de campo com o camisa 10 e formaram as melhores parcerias. Confira:

Messi e Ronaldinho Gaúcho (2004 – 2008)

Esta é considerada por muitos uma das parcerias mais importantes do futebol. Quando Lionel Messi fez sua estreia profissional pelo Barcelona, em 16 de outubro de 2004, o dono do time era Ronaldinho Gaúcho. Neste mesmo dia, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, o argentino estava com sede de mostrar seu potencial, para se firmar no clube como uma peça fundamental e o resultado veio de imediato. O primeiro gol de Messi veio a partir de um passe do brasileiro.

A técnica e a intimidade com a bola fizeram ambos os jogadores formarem uma das duplas mais promissoras no futebol e chegaram a conquistar títulos importantes como a UEFA Champions League 2005/2006. Mas enquanto uma estrela nascia, a outra já não estava mais em ascensão, e quando Ronaldinho Gaúcho decidiu deixar o clube catalão para jogar na Itália, no Milan, o argentino já estava apto para substituir o camisa 10 como o craque do time espanhol comandado por Pep Guardiola.

Messi, Xavi e Iniesta (2004 – 2018)

A parceria mais longeva de Messi foi com os meio-campistas espanhóis Xavi e Iniesta. O trio atuou naquele que é conhecido como um dos melhores elencos do século XXI, o time de Guardiola, entre 2008 e 2012. Por terem características semelhantes, Xavi e Iniesta são reconhecidos pela extrema excelência na distribuição de jogo, que traz o ritmo de como deve ser a partida, independente do adversário que estiver em campo.

E assim aconteceu nesse período, quando Guardiola revolucionou a forma de se jogar futebol e trouxe Messi para jogar em uma nova posição, infiltrado no centro da área como falso 9, diferente do que estava habituado, pela ponta direita como é de costume. A partir disto, Xavi e Iniesta foram os grandes responsáveis por dar passes e assistências ao argentino, que estava melhor localizado como referência no ataque, e assim, apenas em 2012, Messi chegou à marca de 91 gols em 69 jogos.

Messi e Daniel Alves (2008 – 2016)

Depois de ter sido transferido do Sevilla para o Barcelona, Daniel Alves chegou ao clube catalão para reforçar a lateral direita, e logo se mostrou um dos melhores na posição. O auge de sua carreira aconteceu justamente nesse período, e seu desempenho não ajudou apenas o time espanhol no sistema defensivo, como também no ataque. Por muitos anos, o brasileiro obteve o recorde de ser o jogador que mais deu assistências para Messi, ao todo, foram 42.

Messi e Neymar (2013 – 2017)

Quando o brasileiro Neymar chegou ao time catalão em junho de 2013, a expectativa era grande para saber como seria o entrosamento entre o mais novo contratado do time, e o craque argentino. Não demorou muito para ambos os jogadores demonstrarem que estavam aptos a jogar juntos. Por conta das características de dribles e alta intensidade de finalizações, Messi e Neymar passaram a dialogar dentro de campo e formaram uma das duplas mais respeitadas da Europa.

A consolidação da parceria veio no ano seguinte, quando o uruguaio Luis Suárez chegou ao clube espanhol e reforçou o entrosamento do time no sistema ofensivo. Conhecido como MSN (Messi, Suárez e Neymar), o trio foi responsável por encantar não apenas a Espanha, como toda Europa e todo o mundo. Assim, conquistaram diversos títulos de grande expressão, desde os torneios nacionais, como Campeonato Espanhol e Copa do Rei, como a conquista mais expressiva de todas, a UEFA Champions League 2014/2015.

Messi e Suárez (2014 – 2020)

O primeiro desmanche do trio MSN aconteceu em 2017, quando Neymar decidiu que seria melhor para sua carreira sair do Barcelona e assinar com o Paris Saint-Germain. Apesar disso, Messi e Suárez continuaram como as duas grandes referências no ataque do time catalão. Mesmo sendo finalizador de ofício, o jogador uruguaio passou a dar diversos passes para Messi, e assim, com o tempo, Suárez ultrapassou o recorde de assistências que antes era de Daniel Alves. Ao todo, foram 47.

 

COMENTÁRIOS dos leitores