Relembre jogadores que sofreram com críticas sobre o peso

Neymar se incomodou com as críticas à sua forma, mas outros jogadores sofreram mais

por Luan Amaral sex, 10/09/2021 - 17:30

Diariamente, nas redes sociais ou na televisão, somos bombardeados por corpos atléticos e isso acaba se transformando em padrões que excluem quem não cumpre a regra. Por isso, o dia 10 de setembro ficou marcado como Dia de Luta Contra a Gordofobia. 

O preconceito com pessoas gordas é fator limitador para elas que convivem com dificuldades de ter acesso a transporte público, trabalho, ensino, entre outras coisas básicas de um cidadão comum. Essas situações acarretam em alguns casos em doenças como a ansiedade e a depressão.

Mas o que isso tem a ver com futebol? Recentemente, vimos a enxurrada de críticas recebidas por Neymar que, na apresentação da Seleção Brasileira, estava visivelmente fora de forma. Mas é normal que um atleta que depende da parte física para render melhor seja criticado. 

Porém palavras direcionadas a ele podem afetar quem sofre com esse preconceito. Para lembrar de outras situações como a de Neymar, o LeiaJá separou 5 casos em que jogadores foram chamados de gordo.

Neymar - Começando justamente pelo mais recente. Em fotos, nas suas férias em Ibiza, a forma de Neymar já virou motivo de piada. Tanto na estreia pelo PSG, como no jogo contra o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o rendimento abaixo ajudou os críticos. O jogador inclusive mostrou que não curtiu os comentários e postou uma foto sem camisa mostrando o tanquinho.

Ronaldo - Falando de Seleção Brasileira, não dá para esquecer de Ronaldo Fenômeno. Franzino no início da carreira, o atacante sofreu boa parte dela com a forma física. Virou até satira do extinto Casseta e Planeta da TV Globo na pele do falecido Bussunda. O jogador tinha problemas hormonais que cooperavam para que seu corpo engordasse. Mesmo assim ainda conseguiu fazer história no Corinthians, último clube da carreira. 

Mesmo acima do peso, Ronaldo encantou com a camisa do Corinthians. Foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians

Maradona - Outro ídolo do futebol mundial também sofreu com as críticas e piadas sobre a sua forma física. Principalmente na parte final da carreira. O craque Maradona, na passagem pelo Sevilla, fez 14 gols em 29 jogos mas nem isso o ajudou a se manter na Europa visto a sua condição física. 

Walter - Agora vamos lembrar de casos bem conhecidos do futebol brasileiro. O pernambucano Walter, ex-Inter e Porto-POR, talvez seja o caso mais conhecido de gordinhos que jogam bem. Mas a forma física, mesmo com bom rendimento em campo o impediu de seguir carreira na Europa, sendo dispensado pelo time português e retornando ao Brasil. Em várias entrevistas, ele já precisou falar sobre o tema e admitiu que sempre lutou com a balança. Hoje ele joga no Botafogo- SP e disputa a Série C tendo 3 gols em 9 jogos.

Tiago Machowski - Por último, um caso conhecido do futebol pernambucano. Formado na base do Grêmio, Tiago Machowski chegou ao Santa Cruz cercado de desconfiança. Desde a base trouxe consigo o apelido de gordo. Taxado assim, quando falhou em um clássico virou piada, mas no clube ainda fez 28 jogos na temporada 2018.

COMENTÁRIOS dos leitores