Relembre todas as finais do Sport na Copa do Nordeste

Sport chegou a sua sexta final de Copa do Nordeste

por Luan Amaral ter, 29/03/2022 - 08:00
Rafael Ribeiro/CBF Sport conquistou o título de 2014 contra o Ceará Rafael Ribeiro/CBF

Foi lá em 1994, fruto de uma organização da Federação Pernambucana com a Federação Alagoana de Futebol que a Copa do Nordeste nasceu. Mesmo que torneios regionais já tenham sido disputados antes, esse foi o primeiro com chancela da CBF. Este ano, uma final inédita entre Sport x Fortaleza decide o novo campeão. Relembre as decisões disputadas pelo rubro-negro pernambucano.

1994 - A final daquele torneio foi um repeteco do jogo da semifinal deste domingo entre Sport e CRB, mas, naquela ocasião, o vencedor só ficou definido nas penalidades. O Rei Pelé foi o palco da primeira decisão de Copa do Nordeste que terminou 0x0, com o Leão conquistando seu primeiro troféu nos pênaltis. Mas você se lembra das outras finais que o Sport disputou?

2000 - O Vitória em 2000 chegava a sua quarta final consecutiva, feito que até hoje ninguém repetiu. A decisão foi contra o Sport que chegava à sua segunda decisão. Os dois jogos terminaram empatados em 2x2 e como mandava o regulamento daquele ano, o time de melhor campanha venceria no critério de desempate. Dessa forma, os pernambucanos ficaram com a taça. 

2001 - Em 2001 o Sport foi para sua terceira final de Copa do Nordeste, a segunda consecutiva. A decisão em jogo único foi contra o Bahia que venceu por 2x1 e finalmente conseguiu levantar o troféu, depois de perder duas vezes para o rival Vitória em 1997 e 1999.

Embed:

2014 - Em 2014 foi a vez do estado do Ceará, com o time do Vozão, chegar pela primeira vez em uma decisão da Copa do Nordeste. A final foi contra o Sport que disputava e vencia o título pela 3ª vez, com vitória por 2x0 no primeiro jogo e empate em 1x1 no segundo. 

2017 - O time que mais vezes jogou a final da competição, o Bahia, chegou a sua sexta participação em 2017. O jogo que decidiu aquela edição foi um duelo regional apimentado contra o Sport que naquele ano disputou sua última final e perdeu com empate em 1x1 no primeiro jogo e derrota por 1x0 em Salvador, na segunda partida.

Everton Felipe estava no elenco derrotado pelo Bahia em 2017. Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Em 2022 a final vai ser decidida entre Sport e Fortaleza. O Leão pernambucano pode chegar ao tetra na sua 6ªª final disputada, o Leão do Pici ao seu bicampeonato. O primeiro jogo acontece nesta quinta-feira (31), na Arena de Pernambuco. A volta é no domingo (3), no Castelão. Quem fica com a taça?

COMENTÁRIOS dos leitores