Náutico de 2004 foi último time a virar final do estadual

De lá pra cá, quem perdeu a primeira final do Pernambucano ficou sem taça

por Luan Amaral sex, 22/04/2022 - 19:00
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Primeira partida da final do Pernambucano deu Retrô por 1 x 0 Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O Campeonato Pernambucano de 2022 está chegando ao fim. Depois da primeira partida da final vencida pelo Retrô, em cima do Náutico, na quinta-feira (22), nos Aflitos, a Fênix de Camaragibe ficou mais perto do título inédito. Mas vale lembrar que ainda restam 90 minutos de bola rolando de um jogo indefinido.

Porém, ganhar o Campeonato Pernambucano depois de perder o primeiro jogo não é tarefa fácil. A última vez que isso aconteceu foi há 18 anos e, por coincidência, foi justamente com o Náutico. Em 2004, a equipe alvirrubra perdeu o primeiro contra o Santa Cruz por 1x0, também nos Aflitos, mas os 3x0 no segundo jogo no Arruda valeu para a conquista.

Embed:

Naquele ano o regulamento era diferente do atual. A competição era com pontos corridos tendo dois turnos. Os vencedores de cada turno jogavam a final. Caso uma equipe vencesse os dois turnos seria declarada campeã, o que aconteceu com o Santa Cruz em 2005, com o Sport em 2007, 2008 e 2009.

De 2010 até 2021, todo time que venceu o primeiro jogo da final acabou sendo campeão pernambucano. Em 2011, o Sport até chegou a vencer o segundo jogo depois de perder o primeiro, mas o Santa Cruz tinha vantagem no número de gols marcados.

Na coletiva após o jogo desta quinta, o técnico Roberto Fernandes até falou sobre as alternativas que ele precisa encontrar para fazer sua equipe vencer o Retrô, um feito que derrubaria um tabu de quase 20 anos. O segundo jogo da final acontece no dia 30 de abril, um sábado, na Arena de Pernambuco.

Mas antes disso a equipe alvirrubra ainda precisa passar por outros dois desafios pela Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (24), nos Aflitos contra o Operário-PR e na quarta-feira (27), contra o CRB no Rei Pelé.

COMENTÁRIOS dos leitores