Saiba a história do Basketball Association of America

Entidade que deu origem à NBA completa 76 anos e é uma das principais ligas profissionais de Basquete dos Estados Unidos

por ter, 07/06/2022 - 00:18
Flickr/ fernandasperling Flickr/ fernandasperling

Nesta semana faz 76 anos desde a fundação do Basketball Association of America (BAA). Em 1949, a entidade se fundiu com a National Basketball League (NBL) que futuramente integrou  National Basketball Association (NBA). É uma das principais ligas profissionais de basquetebol dos Estados Unidos. O logo da NBA foi inspirado na efígie de Jerry West, grande armador dos Los Angeles Lakers na década de 1960.  

Atualmente, a liga é transmitida no Brasil pela ESPN Internacional. O campeonato compreende 30 clubes, divididos em duas conferências (leste e oeste), também divididas em três divisões. Ao final de uma temporada regular de 82 jogos, as 16 equipes classificadas se enfrentam nos playoffs. Na última partida, a melhor equipe de uma conferência na fase de playoffs enfrenta a melhor equipe da fase da outra conferência, em uma disputa de no máximo sete jogos. A primeira liga apareceu em 1898 e durou até 1903, pois o basquete ainda não era popular e não tinha público.  

Foi fundada no hotel Commodore, em Nova Iorque pelos proprietários das arenas de Sport do Nordeste e do Meio Oeste dos Estados Unidos. Foi a primeira liga a realizar jogos de suas equipes nas grandes salas situadas nas grandes cidades americanas. Teve três temporadas com um total de 16 times. Teve o Philadelphia Warriors como campeão em 1947, seguido por Baltimore Bullets e Minneapolis Lakers em 1948 e 1949 respectivamente. Seis times da BAA estão ativos na temporada da NBA de 2009-10. Como a associação foi fundada e deu origem à NBA, todos os registros dela são adicionais como se fossem da NBA.

Por Camily Maciel

COMENTÁRIOS dos leitores