'Pirráias da Periferia' chega à Zona Norte do Recife

Estreia do projeto acontece no dia 17 de junho, no Campo do Café, Linha do Tiro

qui, 16/06/2022 - 10:29
Divulgação O projeto estreia nesta sexta (17), na Linha do Tiro. Divulgação

O projeto de extensão da UFPE "Pirráias da Periferia" faz sua estreia na Zona Norte do Recife, nesta sexta (17), ao lado do terminal de ônibus da Linha do Tiro, das 7h às 10h.  Atualmente, o projeto atende mais de 400 crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, nos bairros do Coque, Várzea, Vasco da Gama, Morro da Conceição, Ibura e, agora, Linha do Tiro, com aulas de futebol, teatro e apoio psicopedagógico. As inscrições podem ser feitas pelo direct do instagram @pirraiasdaperiferia. Para se inscrever, os jovens precisam estar matriculados e frequentando a escola, além de obter a autorização dos pais ou responsáveis. 

O Pirráias da Periferia foi criado em 2008 pelo Professor Zé Luís Simões (Centro de Educação/UFPE), quando ele percebeu a necessidade de uma atividade desse porte junto às crianças e adolescentes carentes do bairro da Várzea (onde fica localizada a UFPE). Em 2022, além do Professor Zé Luís, outras 28 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias compõem a equipe que executa as atividades e acompanha os jovens.

Segundo Zé Luís, coordenador do projeto: "O propósito do Pirráias da Periferia é promover a inclusão social, inserindo o esporte e a educação nas comunidades carentes do Recife, para desenvolver o intelecto e fortalecer a saúde das crianças. Neste ano de 2022, o projeto tem como meta atender 10 comunidades, para realizar mais sonhos e gerar oportunidades promissoras para os jovens’’.

O projeto Pirráias da Periferia já ajudou dezenas de jovens a ingressar na universidade e é um dos principais projetos de extensão da UFPE. Além disso, já foi fonte para diversas pesquisas científicas e artigos acadêmicos. Em 2018, o projeto virou HQ pela editora Liceu, com roteiro do Professor Fábio Paiva, especialista no assunto.

Para mais informações, favor entrar em contato via direct com o instagram @pirraiasdaperiferia.

Serviço:

Projeto: Pirráias da Periferia

Local: Campo do Café

Endereço: Bairro de Linha do Tiro, ao lado do terminal de ônibus de Linda do Tiro.

Data: 17 de junho

Horário: Das 7h às 10h

Aulas: Uma vez por semana, às sextas-feiras 

 

*Com informações da assessoria de imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores