Brasil luta até o fim, mas Argentina é campeã da Americup

A Argentina chegou ao seu tricampeonato, todos vencidos em cima do Brasil

por Luan Amaral dom, 11/09/2022 - 22:52
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Brasil sofreu e não foi capaz de parar os argentinos Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Não deu para o Brasil neste domingo (11), no Geraldão. Jogando com o ginásio lotado no Recife, a seleção lutou, chegou a ficar 12 pontos atrás do placar, mas se recuperou e tomou a liderança. Erros individuais acabaram pondo fim ao sonho da conquista da Americup pela 5ª vez na história. A Argentina chegou ao seu tricampeonato, todos vencidos em cima do Brasil.

A Argentina começou melhor no jogo e com seis bolas de 3 e dois turnovers do Brasil abriu logo de cara 10 pontos de vantagem no placar. Os argentinos terminou o primeiro quarto do jogo com uma total de 47.6% dos arremessos de quadra, enquanto a seleção brasileira ficou com 33.3%. O placar foi de 26 a 14. 

Os argentinos diminuíram a alta porcentagem nós bola de 3 enquanto o Brasil melhorou no quesito ainda que eles mantivessem um rendimento melhor. Mas nas bolas de 2 pontos a Argentina mostrava superioridade com seis acertos em sete bolas tentadas e um total de 66.7%. Já a seleção brasileira tentou 10 arremessos e também acertou seis, mas ficou com aproveitamento inferior de 55.6% pelo um número maior de erros. No fim das contas a vantagem caiu para 10 pontos. 38 x 48. 

O terceiro quarto foi melhor ainda para o Brasil diminuiu a vantagem para três pontos. O diferencial da seleção brasileira foram as bolas de 3. Foram cinco no quarto contra duas dos argentinos. Mas alguns erros de ataque como de Yago no fim do quarto recolocaram a Argentina com sete pontos de vantagem. Placar 60 x 67. 

O último quarto foi de tensão do começo ao fim. O Brasil pela primeira vez no jogo passou a frente no placar, mas não durou muito e a Argentina retomou a liderança, mas a vantagem era mínima. Mais uma vez erros individuais deram ao adversário a chance de vencer o jogo e os argentinos não desperdiçaram. Fim do jogo e vitória por 75 x 73.

A Argentina chegou ao seu terceiro título da Copa América de basquete FIBA e pela 3ª vez em cima do Brasil. Os destaques ficam por conta de Gabriel Deck, cestinha do jogo com 20 pontos, Benite com 18 foi o cestinha do Brasil. Deck também foi o reboteiro do jogo com 7 rebotes.

COMENTÁRIOS dos leitores