NBA reformula premiação e cria o Troféu Michael Jordan
Prêmio será entregue ao jogador mais valioso da temporada
A NBA anunciou nesta terça-feira uma reformulação em suas premiações individuais. Agora, os troféus de cada categoria são nomeados em homenagem a pioneiros do basquete. O prêmio entregue ao jogador eleito MVP, o atleta mais valioso da temporada, foi batizado como Troféu Michael Jordan, tributo a um dos nomes mais lendários da história do esporte, dono de seis títulos da NBA pelo Chicago Bulls e escolhido cinco vezes como MVP.
O formato do troféu também foi repaginado. Agora, é uma estátua de bronze de um atleta de basquete com o braço erguido, tocando um cristal, mas a figura não é uma representação de Jordan. Segundo o designer Mark Smith, que trabalhou junto com o ex-jogador no projeto, o troféu representa uma pessoa alcançando a excelência."As pessoas devem sentir a excelência de Jordan. Tem o nome dele, mas não é ele. É todo mundo. Pode ser um construtor naval, um professor, um advogado ou um escritor", explicou.
Além das mudanças, a NBA criou um novo prêmio, o de Jogador Decisivo do Ano, que dará ao vencedor o Troféu Jerry West, ex-jogador do Los Angeles Lakers que inspirou a criação do atual logo da associação. Segundo o anúncio da entidade, a honraria será entregue ao "jogador que melhor representa seus companheiros de equipe em momentos decisivos".
"Existem poucas emoções maiores para um jogador de basquete do que ajudar seus companheiros de equipe e fãs quando eles mais precisam", disse o homenageado West, hoje conselheiro especial do LA Clippers. "Este novo troféu será concedido ao jogador que melhor entregar nesses momento"", concluiu.
Outro homenageado é Hakeem Olajuwon, que foi eleito Melhor Jogador Defensivo da NBA duas vezes e agora dará nome ao troféu da premiação. Bicampeão da NBA com o Houston Rockets na década de 1990, Olajuwon é o líder de todos os tempos em tocos e o nono em roubos de bola. "Grandes times de basquete são definidos por sua capacidade de defender, com todos os grandes times conectados por uma âncora defensiva de elite", comentou o ex-jogador.
Já o troféu de Novato do Ano levará o nome de Wilt Chamberlain, dono de um desempenho inigualável com a camisa do Philadelphia Warriors na temporada 1959/1960, a primeira de sua carreira na NBA. O troféu de Sexto Homem do Ano leva o nome de John Havlicek, oito vezes campeão pelo Boston Celtics entre as décadas de 1960 e 1970, e o de Jogador Que Mais Evoluiu homenageia George Mika, criador de um exercício de basquete para desenvolver fundamentos.