Pernambuco terá torcida única em clássicos e na Copa do NE
SDS e FPF anunciaram medidas de segurança nesta segunda-feira
O Governo do Estado de Pernambuco, através do GT de Futebol, grupo de trabalho que envolve Secretaria de Defesa Social, PMPE, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, anunciou, nesta segunda-feira (30), uma série de medidas de segurança.
Entre as decisões adotadas, está a adoção de torcida única nos clássicos do estado e nos jogos de Sport, Santa Cruz e Náutico na Copa do Nordeste. Os clubes também devem instalar catracas com reconhecimento facial nos estádios.
“Um conjunto de esforços, de medidas tomadas por todos esses representantes, pelo bem do futebol pernambucano e da segurança do cidadão”, disse o secretário executivo de Defesa Social, Alexandre Alves.
Outro ponto também será a criminalização de associação criminosa para aqueles que se passarem por torcedores para cometer crimes contra patrimônio público, particular, lesões corporais e qualquer crime deste teor.
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou ainda uma parceria com o disque denúncia, na qual a pessoa que der informações concretas sobre criminosos ganhará uma recompensa.
Charangas e bandeiras
O GT do Futebol também liberou a volta das charangas aos estádios. “Vamos retomar as charangas. Serão regulamentadas, a FPF vai encaminhar o nome dos integrantes, os instrumentos para ter controle”, disse Alexandre Alves.
Já os mastros e bandeiras seguem proibidos, mas com a promessa de discussão sobre o tema: “As bandeiras vamos tratar mais adiante, primeiro tratamos sobre a charanga, vamos tratar sobre isso de forma técnica”, completou o secretário-executivo.