Herói de título do Brasil no futsal se aposenta por lesão

Ele havia assinado um novo contrato no mês passado e, aos 41 anos, pretendia deixar as quadras no fim do ano

qui, 16/03/2023 - 11:20
Reprodução/Instagram O agora ex-jogador foi eleito o melhor do Mundial de 2012 Reprodução/Instagram

Autor do gol que deu ao Brasil o último título da Copa do Mundo de Futsal, em 2012, o fixo Neto anunciou nessa quarta-feira sua aposentadoria das quadras. O jogador do Praia Clube, de Uberlândia (MG), publicou um vídeo em que revela ter tido uma nova lesão de ligamento. Ele havia assinado um novo contrato com o clube mineiro no mês passado e, aos 41 anos, pretendia deixar as quadras no fim do ano.

"Galera, infelizmente tive uma lesão no ligamento colateral do joelho, e isso acaba a temporada para mim. Como eu havia dito que seria minha última temporada, então chegou ao fim o futsal. Não queria que fosse dessa forma, queria que fosse dentro de quadra, jogando, fazendo aquilo que tanto amo, mas Deus quis assim", lamentou.

O término da carreira foi anunciado em vídeo de mais de quatro minutos em que o beque aparece chorando na maior parte do tempo. "Momento difícil, doloroso; Saber que tem uma recuperação pela frente, e saber que ao final dela, pelo menos profissionalmente, não vou fazer aquilo que amo", declarou.

Craques do passado e do presente prestaram apoio. "Obrigado por tudo, Netão, foi um prazer jogar com você tanto na seleção quanto em clubes! Você é e foi gigante! Levanta a cabeça, recupera, que você tem muito ainda", escreveu Falcão, apontado por muitos como o maior jogador de futsal de todos os tempos. "Se prepara que tem X1, Fut 7 e o que você quiser", acrescentou, já "convidando" Neto a disputar competições que têm atraído ex-jogadores.

Eleita oito vezes a melhor jogadora do mundo, Amandinha também se solidarizou com o fixo. "Muita força Neto nesse momento, mas saiba que na história do futsal seu nome está gravado/cravado. Deus te abençoe hoje e sempre", comentou a atleta.

Um dos mais habilidosos beques da história recente do futsal, Neto foi autor do gol do heptacampeonato mundial para a seleção, na Copa do Mundo de 2012. Na ocasião, ele marcou um belo gol a 20 segundos do fim da prorrogação com a Espanha. Foi a última vez que o Brasil conquistou um Mundial.

Em 2017, o jogador descobriu um tumor no cérebro e, posteriormente, os médicos detectaram outro no pulmão. Neto foi operado, realizou tratamento oral contra o câncer e interrompeu a carreira. Curado, ele retornou às quadras em 2020 para defender o Praia Clube, clube de sua cidade Natal.

O agora ex-jogador foi eleito o melhor do Mundial de 2012 e atuou em alguns dos principais clubes do Brasil e do exterior. Ele foi escolhido três vezes o melhor fixo da Liga Nacional de Futsal e uma vez da Liga Espanhola.

COMENTÁRIOS dos leitores