Atletas de fisiculturismo competem no Recife neste domingo

Competição acontece no Geraldão; a pesagem foi hoje

por Thiago Seabra sab, 01/04/2023 - 14:26
João Velozo/LeiaJá Imagens Lauro Aquino, fisiculturista amador que participará da 27ª Night of Champions João Velozo/LeiaJá Imagens

 

 

 

 

Atletas fisiculturistas se reuniram, neste sábado (01), para realizar a pesagem da 27ª Night Of Champions, campeonato regional que acontece domingo (02), às 10h, no Ginásio Geraldão. A reportagem do LeiaJá esteve lá e conversou com competidores que vieram ao Recife para participar do torneio.

A Night Of Champions também serve como uma seletiva para o campeonato "The Future Champion", competição que acontece em São Paulo, tendo uma premiação de R$ 400.000,00 mil para atletas amadores.

Um dos participantes é Lucas Emanuel, atleta amador de 24 anos que reside em Santa Cruz do Capibaribe e participa na categoria Classic Physique. Antes de iniciar a vida de bodybuilding, Lucas era obeso e, em 2017, decidiu entrar na academia apenas para emagrecer.

“Eu queria perder peso, então entrei na academia apenas para ficar em forma. Com o passar do tempo, eu passei a pegar gosto por isso e a amar o esporte. Conheci o fisiculturismo através do Youtube. Assisti uma apresentação, gostei, fui tentar e já estou competindo há dois anos”, disse.

Para Lucas, o maior benefício encontrado dentro do esporte foi a melhoria na dieta, uma vez que ela exige uma alimentação específica, sendo baseada em proteínas, mas sem desprezar os carboidratos de baixo índice glicêmico e as boas gorduras.

“A gente vive muito regrado e isso é bom. Hoje em dia temos muita facilidade com os fast foods, mas isso prejudica muito a saúde. Então, o maior benefício [do fisiculturismo] é a saúde da gente, pois seguimos à risca a dieta e começamos a gostar desse processo”, afirmou.

Em meados de 2013, a professora universitária Jacqueline Santos (41) passou por uma segunda gravidez, que fez com que ela tivesse um ganho de peso elevado. Com isso, Jacqueline começou a frequentar academia por orientação de sua psicóloga, visto que também estava passando por um período depressivo. Nesta edição, ela atuará como árbitra aspirante.

“A academia me traz qualidade de vida. Me traz uma rotina onde eu desenvolvo meu bem estar. É um local onde eu geralmente extravaso as pressões do dia. Eu faço reflexões, eu socializo. Especialmente para mim que sou mãe, que tenho uma rotina de trabalho muito pesada”, contou.

Lauro Aquino (27), viajou da Paraíba até Pernambuco para participar do torneio na categoria Classic. Assim como o caso de Jacqueline, o fisiculturismo trouxe melhorias mentais para Lauro, que se vê mais motivado desde que deu início à prática. “As melhorias foram principalmente mentais. Questão de foco, questão de você tentar uma vez, não conseguir, e tentar até conseguir. Resiliência, eu acho. Eu estudo bastante sobre o assunto e tento aplicar todo dia”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores