Bel Muhammad: o obstáculo para Gilbert Durinho no UFC

Lutador não sabe o que é perder dentro do octógono desde janeiro de 2019

ter, 04/07/2023 - 09:01
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

Após a derrota de Alex Poatan e perda do título dos médios do UFC para o nigeriano Israel Adesanya, o público brasileiro e os sites de apostas que oferecem o Bwin Código Promocional estavam de olho no calendário, esperando pelo evento da franquia programado para o passado dia 6 de maio: o confronto entre Gilbert Durinho e Bel Muhammad. Mas, infelizmente, Durinho se ressentiu de uma lesão e acabou derrotado.

O duelo, que aconteceu na cidade de Newark, nos EUA, foi a segunda luta mais importante da noite - o co-main event. O lutador brasileiro teve a oportunidade de ficar mais perto da disputa do título na categoria dos meio-médios. Ele já emplacou duas vitórias em 2023 e, se vencesse de novo, poderia ficar e se aproximar de um confronto contra o jamaicano Leon Edwards.

Apesar de tudo, as duas últimas lutas de Durinho foram emocionantes. Em janeiro, ele finalizou Neil Magny. No começo de abril, venceu por decisão do juízes o experiente Jorge Masvidal, que o colocou ainda mais perto do topo da categoria. Agora, o desafio será contra um lutador que certamente não vai facilitar as coisas para o brasileiro.

Bel Muhammad não sabe o que é perder dentro do octógono desde janeiro de 2019. Nesse período, foram 9 lutas, com oito vitórias e um combate que terminou sem resultado - justamente contra Leon Edwards, atual campeão dos meio-médios, em março de 2021.

Na sua última luta Sean Brady, em outubro do ano passado, quando Bel Muhammad venceu por nocaute técnico. Além da vitória, ele levou ainda o prêmio de performance da noite. Atualmente, ele é o quarto colocado no ranking da categoria do UFC, e uma vitória contra o brasileiro também deve catapultá-lo na corrida pelo título.

O lutador norte-americano está em um processo rígido de emagrecimento, como revelou na semana passada em uma entrevista à ESPN dos EUA.

O atleta precisará diminuir de forma significativa seu peso atual para encarar o brasileiro na divisão dos meio-médios: 19 libras (aproximadamente 9 kg). Mesmo assim, Muhammad minimizou o fato. "

"Eu tenho experiências (com cortes de peso drásticos). Para mim, não é sobre o peso. É sobre chegar na noite da luta e estar bem contra meu oponente", afirmou Belal.

O combate tem gerado grande expectativa. "O que eu amo nessa luta é que os dois queriam que fossem cinco rounds", disse o presidente do UFC, Dana White, ao anunciar a luta. "Dois dos melhores caras da divisão, e ambos acham que merecem uma chance pelo título depois disso."

Segundo Muhammad, o combate contra Durinho teve uma importância vital para sua carreira, como afirmou à ESPN. "Sabendo que uma vitória sobre Gilbert me dá uma luta pelo título, ouvindo isso da boca dos dirigentes do UFC - 'Se você vencer Gilbert, você é o próximo' - eu tive que aproveitar essa oportunidade. Tenho uma luta pelo título garantida se eu vencer isso, então é minha luta pelo título."

Ele também deu panorama de como acha que a luta contra o brasileiro vai transcorrer. "Gilbert tem coração, ele não vai desistir ou quebrar", disse Muhammad. "Mas ele vai derreter quando eu estiver na frente dele por esses cinco rounds. E talvez depois desse confronto ele se torne o cara que lute apenas por um bom salário, porque ele não vai disputar o título após nosso encontro", finalizou o norte-americano.

COMENTÁRIOS dos leitores