Gonçalo Ramos chega ao PSG emprestado pelo Benfica
Atacante português fica até o final da temporada 2023/2024
O Paris Saint-Germain anunciou nesta segunda-feira a contratação do centroavante português Gonçalo Ramos, de 22 anos, que chega emprestado pelo Benfica até o final da temporada 2023/2024. Conforme anunciado pelo clube parisiense, o contrato firmado com os benfiquistas prevê a opção de compra ao final do vínculo por empréstimo. "É um grande orgulho e uma felicidade imensa chegar ao Paris Saint-Germain. É um dos maiores clubes do mundo, com um dos melhores elencos", disse o novo reforço.
Tratado como grande joia do futebol de Portugal, Ramos foi formado pelo Benfica e estreou no time profissional em 2020, mas apenas na temporada 2021/2022 se firmou na equipe principal. Convocado pela primeira vez para a seleção portuguesa na última Data Fifa antes da Copa do Mundo do Catar, marcou um gol e deu uma assistência na goleada por 4 a 0 em amistoso com a Nigéria.
O jovem talento foi mantido no grupo comandado pelo técnico Fernando Santos para a disputa do Mundial e elevou seu nome a um novo nível ao tomar a titularidade de Cristiano Ronaldo com a competição em andamento. O momento mais marcante de Gonçalo Ramos durante o torneio em território catariano foi quando começou jogando no lugar de Ronaldo e fez um "hat-trick" na goleada por 6 a 1 aplicada sobre a Suíça nas oitavas de final.
O anúncio do novo reforço ofensivo vem em meio a incertezas sobre os dois principais astros do clube. Alvo do Real Madrid, Mbappé está treinando em separado após se negar a acionar a cláusula de renovação automática de seu contrato. O vínculo termina no meio de 2024, por isso ele pode assinar pré-contrato com outro clube a partir do final de 2023.
Além disso, o jornal francês "L'Équipe" noticiou nesta segunda-feira que Neymar teria informado seu estafe e o clube parisiense que desejar deixar a França ainda neste mês. De acordo com a publicação, o estafe de Neymar se movimentou nos últimos anos para levá-lo para outro time, mas ele decidiu permanecer no PSG, clube com o qual tem contrato até junho de 2027. A situação teria se modificado nesta janela, após a saída de Lionel Messi para o Inter Miami, dos EUA, e as controvérsias com Mbappé.