Veja 10 pernambucanos que já jogaram a Liga dos Campeões

LeiaJá montou uma lista com atletas do estado que já participaram da maior competição de clubes do mundo

por Mateus Moura qui, 14/12/2023 - 17:59
Paul ELLIS / AFP Joelinto marcou um golaço pela última rodada da fase de grupos da Champions Paul ELLIS / AFP

A fase de grupos da Liga dos Campeões chegou ao fim nessa quarta-feira (13). A última rodada da competição trouxe um golaço do pernambucano Joelinton, que, no entanto, acabou sendo eliminado da competição com o Newcastle. Assim como o volante da Seleção Brasileira, outros jogadores do estado já jogaram na maior competição de clubes do mundo. O LeiaJá separou dez craques de Pernambuco que já entraram em campo pela Champions League. 

Rivaldo 

Campeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira em 2002, Rivaldo é o único pernambucano campeão da Liga dos Campeões. Foi formado nas categorias de base por Paulistano e Santa Cruz, no Mais Querido iniciou sua história no futebol já ajudando o clube a ganhar o Campeonato Pernambucano de 1990. O meia além de ser o único campeão da Champions no estado (Pelo Milan), é o único que foi melhor do mundo, conquistando o prêmio Bola de Ouro em 1999. Além disso, é o segundo brasileiro com mais gols na competição, com 31 gols em 78 jogos.

Embed:

Juninho Pernambucano 

Juninho nasceu em Recife, e foi formado pelo Sport. Em 1993 fazia parte do profissional do Leão, mas só se destacou nacionalmente quando jogou no Vasco de 1995 a 2001, de lá partiu para o Lyon. No clube Francês, o ‘Reizinho da Colina’, conquistou de forma consecutiva sete títulos da primeira divisão da França. Atuou na Liga dos Campeões, mas nunca conseguiu passar das quartas de finais, tendo marcado 18 gols e dando 16 assistências na competição.

Hernanes

Nascido em Recife, o ‘Profeta’ iniciou sua trajetória no futebol pelo modesto Unibol do Paulista, onde jogou pelas categorias de base. O volante veio se destacar pelo São Paulo, lá terminou sua formação e subiu para o profissional. Com o destaque no Tricolor Paulista, em que ficou de 2005 à 2010, conseguiu ir para Itália vestindo a camisa da Lazio. Em terras italianas também jogou pela Inter de Milão e Juventus, com a camisa da Velha Senhora que disputou a Champions. Hernanes ainda encerrou a carreira em 2021 jogando no Sport.

Josué

Nascido em Vitória de Santo Antão, Josué se formou no Porto de Caruaru. O volante começou sua carreira no profissional pelo Goiás, jogou lá de 1996 a 2004, quando foi para o São Paulo. No Tricolor Paulista se destacou e foi vendido ao Wolfsburg da Alemanha. No time alemão foi campeão nacional na temporada 2008-2009 junto com dois conhecidos dos pernambucanos, o ídolo do Santa Cruz Grafite e o ídolo do Sport Marcelinho Paraíba. Na temporada 2009-2010 disputou a Liga dos Campeões pelo clube. 

Mariano 

O lateral nasceu em São João, município no interior de Pernambuco, mas se formou para o futebol no Guarani, por onde jogou profissionalmente entre 2004 e 2006. O ala ainda passou por outros clubes no Brasil, até se destacar pelo Fluminense em 2011 e ser vendido para o Bordeaux na França. Ficou três temporadas no clube francês e se transferiu em 2015 para o Sevilla, por lá atuou na Champions. Ao fim da passagem na Espanha, foi para o Galatasaray em 2017, lá também jogou a competição continental. Atualmente Mariano é jogador do Atlético Mineiro.

Cléber Santana 

Nascido em Olinda, Cléber Santana foi formado pelo Sport, onde jogou como profissional de 2001 a 2003. Voltou a se destacar em 2006 no Santos, conseguindo ser vendido para o Atlético de Madrid. Por lá disputou a Champions League, mas sem muito destaque. O meia morreu no acidente de avião da Chapecoense no fim de 2016.

Beto Galdino 

Beto nasceu em Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O volante rodou por vários clubes do estado até ir para o Paços de Ferreira de Portugal em 2000, por lá ficou até 2004. Ainda jogou por outro clube português: o Beira Mar, em 2004-2005. Nessa temporada se destacou e conseguiu ser contratado pelo Benfica. Na Champions ficou marcado pelo confronto entre Benfica e Barcelona, quando teve que marcar Ronaldinho Gaúcho no auge.

Marcinho 

Nascido em Petrolândia, o meia iniciou a carreira no São Caetano em 2001, mas teve pouco espaço até conseguir espaço no Santos em 2004. A passagem pelo time da baixada foi o suficiente para conseguir se transferir para o Marítimo de Portugal, clube que defendeu de 2005 a 2010. Logo depois foi vendido ao Apoel, do Chipre, por lá fez parte da campanha histórica na Liga dos Campeões, em que o clube se classificou em primeiro na fase de grupos e chegou às oitavas de finais na temporada 2011-2012. 

Kaká

Apesar do nome, esse Kaká atuava como zagueiro. Nascido em São José do Belmonte, ele iniciou a carreira no União Bandeirante, time do Paraná. Passou por vários clubes no Brasil e na Europa, entre eles Hertha Berlim e Braga. Em 2011-2012 jogou pelo Apoel e também fez parte da campanha histórica na Champions.  

Joelinton 

Joelinton nasceu em Aliança e é cria da base do Sport. Iniciou sua carreira em 2014 pelo Leão, fazendo boas partidas pelo Brasileirão daquele ano. Em 2015 foi comprado pelo Hoffenheim da Alemanha, até ser comprado pelo Newcastle em 2019. Pelo clube inglês teve dificuldades de adaptação, mas a virada na carreira veio quando trocou de posição. O atleta deixou de ser atacante para atuar no meio de campo, muitas vezes como volante. A mudança se deu por sua força física e sua altura, depois disso conseguiu ser convocado pela Seleção Brasileira para disputar as eliminatórias e fez sua primeira partida pela Liga dos Campeões em 2023.

COMENTÁRIOS dos leitores