Atletas do Recife Corre seguem para mais uma São Silvestre

Corrida Internacional acontece no próximo dia 31, em São Paulo

ter, 26/12/2023 - 10:12
Hélia Scheppa/PCR Atletas do Recife Corre seguiram para mais uma São Silvestre Hélia Scheppa/PCR

Tradição de fim do ano, mais uma leva de corredores pernambucanos seguiu para a Corrida Internacional de São Silvestre. Nesta 98ª edição da maratona, 46 atletas locais estarão presentes, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, pelo programa Recife Corre. O ônibus que conduz o grupo partiu do térreo do edifício sede da Prefeitura, no Cais do Apolo. No domingo (31), o percurso tem largada marcada para às 8h05, em São Paulo-SP. O retorno da capital paulista será no dia 01 de janeiro, às 9h.

"Fui me motivando através de vários amigos. É uma corrida muito famosa. Eu já corria há algum tempo, e decidi encarar esse desafio", explicou Luiz Carlos, 45 anos, que está seguindo pela primeira vez para o evento. "Todo mundo pergunta se a gente já foi para a São Silvestre, e eu dizendo que não. Agora isso vai mudar. Estou muito animado, é um prazer único. O grupo é muito bacana, são muito animados. A expectativa é ser um momento para ficar marcado."

A esposa de Luiz, Rafaela Ataíde, 41, pegou o embalo e aceitou o desafio. "No começo, eu corria só pelo bem-estar. Ele também me motivou muito. Tem a questão da saúde, mas todo corredor que se preze tem que ter uma São Silvestre no currículo. A gente se programou muito para conseguir ir esse ano. Estou muito ansiosa, nem dormi nesse dia anterior", contou, sorridente, destacando a importância do acompanhamento da assessoria gratuita da Recife Corre durante o ano. "A gente tem o costume de fazer academia, fazer outras corridas de rua também. É uma preparação importante. Tem que sempre estar nesse ritmo para aguentar os 15km.", destacou.

"Na perspectiva da Secretaria de Esportes, consideramos um compromisso essencial promover e incentivar a atividade física entre os cidadãos recifenses", destaca Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte. "A iniciativa do ônibus e da celebração de fim de ano para a São Silvestre representa um estímulo valioso que a prefeitura proporciona há vários anos. A gente se empenha significativamente para manter esse grupo engajado, celebrando não apenas a corrida, mas também a vitalidade e o movimento, marcando assim mais uma transição de ano com entusiasmo e saúde para todos."

Toda a assessoria de treinamento dada aos atletas participantes da corrida é realizada através do Recife Corre. A supervisão fica a cargo de Pedro Antônio, profissional de Educação Física, responsável pelo programa e pertencente ao quadro de professores da Secretaria de Esportes.

"Estou muito feliz porque esse ano se mostrou diferente dos demais. O grupo aumentou, em termos presenciais e de planilhas. O pessoal tem demonstrado bastante empenho. Esse grupo que está viajando com certeza fará os 15km, e isso é muito legal. Essa saída para a São Silvestre é a cereja do bolo. O pessoal treina o ano inteiro pensando na possibilidade de se organizar e conseguir ir para a São Silvestre. É notável observar o quanto estão felizes", pontuou o professor.  

Recife Corre – O programa é uma assessoria esportiva de corrida de rua, oferecido de forma gratuita para população pela Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife. Os treinos acontecem no Parque da Macaxeira, nas terças e quintas, às 7h da manhã, e às sextas-feiras, também às 7h, no Parque da Jaqueira. Atualmente, 530 corredores recebem assessoria de treinamento. 

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores