Esportes

| Futebol

Eleito novo presidente do Náutico, no domingo (5), Diogenes Braga foi o único dos três candidatos, entrevistados previamente pelo LeiaJá, que não cravou a permanência de Hélio dos Anjos, apesar de reforçar que ele tem contrato com o clube até o fim de 2022.

Não é que Diógenes tenha descartado, ou sequer afirmado que não contaria com Hélio dos Anjos. Mas, diante da assertividade dos opositores Bruno Becker e Plínio Albuquerque que confirmaram a opção pelo técnico imediatamente, o então vice, e agora presidente eleito, explicou que o planejamento para o futebol na próxima temporada e a consequente permanência, ou não, do treinador, vai ficar nas mãos do que ele chamou de ‘pares’. 

##RECOMENDA##

“Todo planejamento vai ser feito pela diretoria de futebol que eu já falei que serão os meus pares hoje. E aí vou dividir a vice-presidência de futebol entre os três e cada um tendo uma área diferente: Gilberto Correa sendo vice-presidente técnico de futebol, Eduardo Belo sendo vice-financeiro de futebol e Roberto Selva Filho sendo vice-presidente jurídico. Pessoas que já tem entendimento”.

“Eduardo Belo e Gilberto estão comigo desde 2019, o Roberto Selva entrou esse ano, mas os três são campeões pernambucanos. Se eu fosse colocar só um qualquer um dos três estariam completamente aptos, então esse planejamento vai ser deles e do staff, mas claro que assim como hoje é  tudo é levado ao presidente Edno as coisas precisam ser levadas a presidencia”, detalhou.

Mas mesmo sem dar certezas sobre o futuro do treinador no clube, Diógenes, pontuou que Hélio tem contrato até 2022. “Hélio saiu e quando voltou ao clube, firmou contrato até o fim de 2022. Se o clube naquele momento aceitou um contrato até o fim do próximo ano, entendo que é uma demonstração de que confia no treinador”, encerrou.

A permanência na Série B na temporada 2022 já causa mudanças drásticas no elenco do Vasco. Nesta segunda-feira, o clube de São Januário anunciou a saída de Romulo, Zeca e Cano. Estes atletas se juntam a Ernando, Léo Jabá, Andrey, Walber e Michel.

"Chegou a hora de dizer um 'até logo'. Não é uma situação fácil para mim, pois, desde o primeiro momento em que coloquei os pés no Rio de Janeiro, vocês me acolheram e fizeram com que eu me sentisse como se estivesse voltando para casa. Serei eternamente grato! Espero revê-los em breve", disse Cano, em suas redes sociais. Ele atuou em 101 jogos e marcou 43 gols.

##RECOMENDA##

Contratado no início da temporada, Zeca, autor de um gol, em 46 partidas, também se despediu da torcida vascaína. "Obrigado, Vasco. Hoje me despeço desse clube gigante! Foi uma honra vestir essa camisa. Agradeço a Deus por todas as oportunidades, saio com a certeza que dei o meu melhor em cada jogo. Agradeço a todos do clube por acreditarem no meu trabalho e por me acolheram tão bem. Muito obrigado, Vasco da Gama."

Enquanto a diretoria se movimenta para acertar o elenco para a próxima temporada, o técnico Zé Ricardo, recém contratado, ainda tenta encerrar os problemas burocráticos no Oriente Médio para se desligar da equipe do Qatar SC.

Sem data fixa para ser apresentado oficialmente, Zé Ricardo vai trazer na bagagem também uma comissão técnica, que terá como maior missão trazer a equipe de volta à elite nacional. O Vasco terminou a última Série B na 10ª colocação.

O meia esquerdinha, de 32 anos, formado nas categorias de base do Santa Cruz retornou ao clube como reforço para a próxima temporada. Ele foi apresentado nesta segunda-feira (6), no CT Ninho das Cobras.

Na apresentação, Esquerdinha tratou de comentar o retorno ao clube como um grande desafio, além de citar sua experiência como um trunfo. “É um desafio, a gente sabe que tem muita coisa nessa temporada e eu espero responder da melhor forma”, disse o jogador.

##RECOMENDA##

“Espero contribuir da melhor forma. Fisicamente, tecnicamente, espero ter meu bom futebol aqui no Santa Cruz, porque é um retorno a time que me colocou no cenário e espero ajudar com a minha experiência da melhor forma”, completou.

Na última temporada, Esquerdinha passou por Taubaté, Treze e Anapolina. No total, fez 24 jogos, apenas três gols, e quer recuperar o bom futebol no Arruda. “A gente sabe que a camisa do Santa Cruz é uma camisa de peso, fazendo um bom trabalho aqui a gente volta a ter nome no cenário de novo, mas eu quero fazer história aqui”, encerrou.

O Palmeiras deu um passo importante para assegurar a permanência de Abel Ferreira. O clube ofereceu uma extensão no contrato do treinador português de dois anos. Isto é, o vínculo do técnico, caso ele aceite a proposta, passará a ter validade até dezembro de 2024, não mais até dezembro de 2022.

A informação foi divulgada primeiramente pelo ge.globo e confirmada pelo Estadão com pessoas ligadas ao treinador. O português está valorizado pelo segundo título consecutivo da Libertadores da América e, caso fique, terá um aumento salarial considerável.

##RECOMENDA##

Também há a promessa por parte da diretoria do Palmeiras de que haverá um esforço para contratar os atletas que Abel pedir. Neste ano, a ausência de reforços irritou o técnico. De sua lista de pedidos, chegou apenas o volante Danilo Barbosa, via empréstimo do Nice, da França. Piquerez e Jorge foram contratados posteriormente para suprir a saída de Matias Viña.

Com Leila Pereira na presidência - ela assume o posto no próximo dia 15 - a tendência é de que cheguem peças importantes para reforçar o elenco. A dona das empresas que patrocinam o clube já avisou que a grande prioridade de sua gestão "é sempre lutar por um time vitorioso". Por ora, não chegaram atletas, mas os veteranos Felipe Melo e Jailson já foram dispensados. Seus contratos terminam ao fim deste mês.

Abel está de férias em Portugal, sua terra natal, e terá um mês para descansar até a reapresentação, marcada para 5 de janeiro. Horas após a conquista da Libertadores, o treinador avisou que está em seu limite físico e mental em razão da exaustiva maratona de jogos que impera no futebol brasileiro. De acordo com o Observatório de Futebol CIES, no período de um ano, compreendido entre 26 de novembro de 2020 e 26 de novembro de 2021, o Palmeiras foi o clube que mais vezes atuou no mundo, com 97 partidas.

Até por isso, Abel, no Palmeiras desde novembro de 2020, disse que faria uma reflexão profunda com a família antes de definir seu futuro. Na festa do tricampeonato continental, ele tranquilizou a torcida ao indicar que pretende cumprir o seu compromisso. "Eu tenho contrato", disse Abel, após ouvir um coro de "fica" dos torcedores presentes no evento em uma casa noturna de São Paulo

O técnico lançará em breve um livro em que detalha sua trajetória na equipe. Em pouco mais de um ano no clube, o português conquistou dois troféus da Libertadores e uma taça da Copa do Brasil. Além disso, foi vice da Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Paulistão em 2021.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu em sorteio dirigido, nesta segunda-feira, os grupos da Copa do Nordeste de 2022. São oito clubes em cada uma das duas chaves. A competição vai começar no dia 22 de janeiro e o Bahia é o atual campeão.

Fortaleza, Sport, CSA e Campinense estão de um lado e pegarão seus rivais Ceará, Náutico, CRB e Botafogo. Quatro clubes - Floresta, Sousa-PB, CRB e Botafogo-PB - se classificaram através da preliminar.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentam os adversários do Grupo B em turno único, num total de sete jogos. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final.

No mata-mata, as quartas de final e a semifinal serão definidas em jogo único. Já a final acontecerá em partidas de ida e volta.

Confira os grupos da Copa do Nordeste:

Grupo A: Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN, Atlético de Alagoinhas-BA e Sergipe;

Grupo B: Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos-PI, Floresta-CE e Souza-PB.

O técnico Sylvinho foi categórico ao garantir que não haverá férias antecipadas a jogadores do Corinthians após a confirmação da vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. O treinador se recusou a entrar em projeções futuras e elogiou o que foi alcançado até o momento.

"Mais acertos que erros, os números são muito positivos. Ninguém há cinco meses escreveu que entraríamos direto na fase de grupos da Libertadores. Falta um jogo importante, vai acabar no dia 9 de dezembro. Não tem férias, absoluto. Nem entro na questão. Entro na questão que amanhã (segunda-feira) tem treino", disse o treinador.

##RECOMENDA##

O Corinthians disputa com o Fortaleza a quarta colocação na tabela final do campeonato. Apesar de não depender apenas de si, o time paulista pode ficar perto do objetivo caso vença o Juventude, que briga contra o rebaixamento, na última rodada. Sylvinho garantiu que o foco total é no jogo da próxima quinta-feira, às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi. O Corinthians possui 57 pontos.

"Não vamos fazer uma autoanálise neste momento, o que sabemos é que temos vaga direta para a Libertadores. Ainda temos uma possibilidade matemática de G4, vamos continuar lutando. Mais cinco dias de trabalho árduo e duro. Já que há a possibilidade de buscar o G4, nós vamos em busca deste objetivo. Vamos lutar, mais quatro dias de bom treinamento para terminar nosso campeonato", disse o treinador.

Em outubro, o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, garantiu que Sylvinho iniciará 2022 como técnico do time. Por outro lado, há uma pressão de parte da torcida por uma troca no comando. O treinador não se aprofundou ao falar sobre sua sequência no clube para a próxima temporada, mas demonstrou satisfação com o trabalho feito e com o ambiente.

"Estou bastante feliz no clube, temos um trabalho muito leal, forte, de qualidade e alinhado com diretoria e presidência, que são muito presentes no dia a dia. Temos um ambiente maravilhoso. Os resultados são favoráveis", completou Sylvinho.

A gestão do Maracanã anunciou nesta segunda-feira que o gramado do estádio passará por uma grande mudança para a temporada 2022. O local terá grama híbrida, uma mistura da natural com fibras sintéticas. A alteração vai começar ainda neste mês de dezembro, mantendo o estádio fechado até o fim de março.

"A decisão pela utilização da grama híbrida aconteceu após todos os esforços feitos para manter o gramado em boas condições, o maior tempo possível ao longo da temporada e depois de avaliações, baseadas principalmente na equação que envolve as características climáticas do estado do Rio de Janeiro e o número de jogos realizados por ano no estádio, disparado o mais utilizado em qualquer país para jogos de futebol", informou a gestão do Maracanã, em comunicado.

##RECOMENDA##

Com a alteração, os gestores esperam manter o gramado em melhores condições até o fim da temporada. Por ser a casa de dois grandes clubes do Brasil, Flamengo e Fluminense, o estádio se tornou nos últimos anos um dos mais utilizados do País.

De acordo com a gestão, o novo sistema do gramado "sustenta mais horas de jogo por ano do que a superfície clássica que não é reforçada e é responsável não só pela drenagem, como também por regular a quantidade de água e temperatura do solo, melhorando as condições para crescimento da grama".

A instalação do novo gramado vai começar nos próximos dias, após o encerramento do Brasileirão, e vai durar 90 dias. A gestão prometeu liberar o estádio para as semifinais do Campeonato Carioca, marcadas para o período de 23 a 27 de março.

"É uma intervenção necessária, que teve como fatores principais o volume de jogos disputados no estádio e também as interferências climáticas. Serão aproximadamente três meses de trabalho para que o gramado esteja pronto o quanto antes, sem comprometer o calendário de 2022", afirmou Severiano Braga, CEO do Maracanã.

A previsão é de a troca do gramado custe R$ 4 milhões. Segundo a gestão, não haverá participação dos clubes na intervenção.

O clube norueguês Tromso IL apresentou nesta segunda-feira "a primeira camisa de futebol com código QR do mundo", iniciativa que visa falar sobre direitos humanos no Catar antes da realização da Copa do Mundo de 2022 no país, alvo de críticas pelas condições oferecidas aos trabalhadores do evento. A ação é resultado de uma parceria com a Anistia Internacional.

O novo uniforme da equipe contém as formas geométricas características por toda a extensão da camisa. Quando escaneadas pela câmera do celular, o usuário é levado para um site que trata sobre os direitos humanos e o "sportwashing", estratégia para melhorar a reputação de um país ou lugar, no Catar por causa do Mundial.

##RECOMENDA##

"Com isso, esperamos estimular primeiro conversas e depois mais debates. Queremos mais exposição sobre estes temas", disse Tom Hogli, ex-jogador profissional que se tornou gerente de relações públicas da Tromso IL, durante a apresentação da camisa.

A equipe da primeira divisão vestirá esta camisa única no domingo contra o Viking, na final do campeonato, antes do recesso de inverno. Segundo o Tromso, eles foram o primeiro clube de futebol profissional do mundo a convocar um boicote à Copa do Catar em forma de protesto contra as condições dos trabalhadores imigrantes no país.

A ideia de um boicote vem fazendo sucesso na Noruega, mas uma votação dentro da federação nacional finalmente descartou essa possibilidade, em junho deste ano. Em campo, a seleção norueguesa, que conta com o jovem astro Erling Haaland, do Borussia Dortmund, não conseguiu se classificar.

O Catar, por sua vez, rejeita veementemente essa crítica, observando que reformou sua legislação trabalhista e estabeleceu um salário mínimo. Reconhecendo as reformas introduzidas, a Anistia Internacional no mês passado ao Catar para cessar os abusos contra trabalhadores imigrantes durante as obras para o evento.

Rebaixados à Série B do Campeonato Brasileiro, Chapecoense e Sport se enfrentam nesta segunda-feira (6), às 21h, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 37.ª e penúltima rodada. O duelo servirá apenas para cumprimento de tabela.

Com a 19.ª e penúltima colocação confirmada, o Sport vem de um empate em casa por 1 a 1 diante do Flamengo. O time pernambucano tem 34 pontos. Na lanterna, com 15, a Chapecoense tem apenas uma vitória em 36 jogos disputados. O time catarinense busca lavar a alma antes de iniciar a preparação para o próximo ano.

##RECOMENDA##

O Sport tem dois desfalques importantes para o duelo. O técnico Gustavo Florentín não poderá contar com o meia Hernanes e com o atacante Paulinho Moccelin, ambos suspensos. Existia a possibilidade do time pernambucano liberar alguns de seus jogadores, o que ainda não aconteceu.

Com apenas dois meias à disposição no elenco, o treinador poderá improvisar no setor. No entanto, a expectativa é que coloque um quarteto formado por Marcão, Zé Welison, Everton Felipe e Gustavo.

Do outro lado, o técnico Felipe Endres foi obrigado a fazer algumas mudanças. Ezequiel e Bruno Silva, que levaram o amarelo na derrota para o Atlético Goianiense por 1 a 0, desfalcam o time. Já Lima, com dores musculares, também não foi relacionado.

A expectativa é que o treinador improvise Busanello no lado direito e coloque Mancha na esquerda. No meio, Geuvânio é o favorito para iniciar o jogo, assim como Rodrigo Silva no setor ofensivo.

O sonho de disputar a Copa Libertadores pela primeira vez na história ficou para a última rodada para Ceará e América-MG. No duelo da 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro, os dois times ficaram no empate sem gols, em partida realizada na Arena Castelão. A partida teve a presença de 51.123 torcedores, recorde do futebol cearense após a volta das torcidas.

O Ceará é o nono colocado com 50 pontos, mesmo número do América-MG, que leva vantagem no número de vitórias - 12 contra 11 - por isso está uma posição acima. O empate interrompe uma sequência de quatro vitórias consecutivas em casa do Ceará - Corinthians, Sport, Cuiabá e Fluminense.

##RECOMENDA##

Na quinta-feira, pela última rodada do Brasileirão, o Ceará enfrenta o Palmeiras, em São Paulo, enquanto que o América-MG recebe o São Paulo, em Belo Horizonte.

O Ceará começou pressionando o América-MG, mas foi prejudicado por duas lesões no início do jogo. Antes dos 15 minutos, o time cearense perdeu o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o atacante Jael, lesionados, que deram lugar, respectivamente para Kelvyn e Yony González.

A primeira boa chance foi do América-MG, aos 18 minutos. Ademir chutou cruzado para o gol, bola desviou em Luiz Otávio, mas João Ricardo salvou com boa defesa. Os dois times apresentaram muito pouco no primeiro tempo. No final da etapa, os dois times criaram uma chance cada. O Ceará, aos 39, chegou com Fabinho, enquanto um minuto depois, o América assustou com Felipe Azevedo.

O Ceará voltou com Cléber na vaga de Yony González do intervalo. E foi Cléber quem quase abriu o marcador aos 11 minutos. O atacante recebeu em profundidade, driblou Matheus Cavichioli, chutou, mas Anderson Jesus salvou o gol do time cearense.

Quatro minutos depois, Cléber marcou após passe de Mendoza, mas o atacante estava impedido. O Ceará voltou mais ligado e aos 17, Mateus Cavichioli salvou o América-MG duas vezes em duas conclusões de Lima.

O Ceará buscava o gol a todo instante, mas não conseguia ser objetivo na conclusão. No final, na base do contra-ataque, o América-MG chegou a assustar com duas boas chances, mas a partida terminou sem gols.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 0 x 0 AMÉRICA-MG

CEARÁ João Ricardo; Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvyn); Fernando Sobral, Fabinho (Marlon), Lima (Rick) e Vina; Mendoza e Jael (Yony González)(Cléber). Técnico: Tiago Nunes.

AMÉRICA-MG Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel);Ademir, Felipe Azevedo (Rodolfo) e Mauro Zárate (Zé Ricardo). Técnico: Marquinhos Santos.

CARTÕES AMARELOS - Marlon e Lucas Kal (América-MG).

ÁRBITRO - Raphael Claus (Fifa-SP).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 51.123 torcedores.

LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

O técnico Fábio Carille encerrou neste domingo a preparação do Santos para o jogo de segunda-feira contra o Flamengo, no Maracanã, pela 37.ª e penúltima rodada do Brasileirão. O treinador tinha dúvidas sobre a disponibilidade de Felipe Jonatan, mas o departamento médico confirmou que o lateral, com um desconforto no púbis, não está em condições de jogo, portanto ficou fora da lista de relacionados.

Por outro lado, o atacante Léo Baptistão foi liberado, após se recuperar de uma lesão na panturrilha sofrida no dia 13 de outubro, e apareceu entre os nomes convocados para o compromisso deste início de semana. De qualquer forma, deve ficar apenas no banco de reservas.

##RECOMENDA##

Já Diego Tardelli segue como desfalque entre as opções para o ataque santista. O experiente jogador de 36 anos ainda se recupera de um edema na coxa, tanto que já estava confirmado como desfalque desde a última sexta-feira.

Sem Felipe Jonatan, que vinha sendo escalado no meio de campo, Carille deve utilizar Marcos Guilherme, novamente à disposição após cumprir suspensão por cartão amarelo, como substituto. Também de volta, Marinho, recuperado de um desconforto muscular, será outra novidade no time titular.

Carille deve escalar o Santos com João Paulo; Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Madson, Camacho, Vinicius Zanocelo, Marcos Guilherme e Lucas Braga; Marinho e Marcos Leonardo.

Confira a lista de relacionados do Santos:

Goleiros - João Paulo, Diógenes e Jandrei;

Defensores - Luiz Felipe, Madson, Wagner Leonardo, Danilo Boza, Robson Reis, Kaiky e Moraes;

Meias - Sandry, Carlos Sánchez, Vinícius Balieiro, Gabriel Pirani, Vinícius Zanocelo e Camacho;

Atacantes - Léo Baptistão, Marinho, Raniel, Marcos Guilherme, ngelo, Lucas Braga e Marcos Leonardo.

Em depoimento dado à polícia ao lado do advogado, o lateral-esquerdo do Flamengo, Ramon, negou ter ingerido bebida alcoólica antes de se envolver no atropelamento que provocou a morte do ciclista, e entregador de aplicativo, Jonatas Davi dos Santos, de 30 anos. O acidente aconteceu na noite de sábado (4), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o próprio jogador, o ciclista cruzou a pista repentinamente e o pegou de surpresa. No mesmo depoimento, Ramon afirmou que chamou pelos bombeiros para fazer o atendimento no local. O ciclista, porém, morreu a caminho do hospital Lourenço Jorge. O caso foi registrado como homicídio culposo provocado por atropelamento.

##RECOMENDA##

Investigações ainda indicarão como aconteceu o atropelamento e não há informações se o jogador foi submetido ao teste alcoolemia. Um policial militar que esteve no local, também em depoimento, afirmou que a rua é bem sinalizada, que as condições de climáticas e de visibilidade eram boas no momento do atropelamento, e que o fato ocorreu logo depois de um semáforo.

Ao Estadão, a assessoria do atleta afirmou que Ramon está ainda muito triste e abalado com o ocorrido, e que estão buscando uma forma de entrar em contato com a família da vítima. A assessoria do Flamengo afirmou também que está prestando todo apoio ao lateral neste momento e que "o clube deixou o atleta bem à vontade para vir treinar ou não".

Reeleito presidente do Flamengo neste sábado, Rodolfo Landim comentou o acidente: "Eu estava no meio da contagem dos votos quando alguém me contou. A gente fica triste. Ele é um atleta exemplar. Óbvio que vamos prestar apoio a ele", finalizou.

Imagens do veículo mostram o parabrisa quebrado no lado do passageiro. Toda a lateral direita do carro também ficou danificada, incluindo o retrovisor, que foi arrancado com o choque. A polícia pretende contar com imagens de câmeras de segurança do local, além da coleta de depoimentos para as apurações.

Ramon passou a ser mais utilizado na equipe principal do Flamengo nesta reta final de temporada. O atleta foi titular em sete dos últimos 11 jogos da equipe rubro-negra no Campeonato Brasileiro. O lateral também participou de alguns jogos da Copa do Brasil e da Libertadores.

Ralf Rangnick iniciou com vitória sua primeira experiência como treinador fora da Alemanha. Novo técnico do Manchester United, o alemão contou com um toque de talento brasileiro para vencer o Crystal Palace por 1 a 0, neste domingo (5), em partida decidida pelo volante Fred, autor de um lindo gol que levantou a torcida no Old Trafford.

O triunfo no jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Inglês mantém a invencibilidade do time desde a demissão de Solskjaer, substituído interinamente por Michael Carrick nos três jogos anteriores. Sob o comando interino, foram contabilizados um empate por 1 a 1 com o Chelsea e uma vitória por 3 a 2 sobre o Arsenal, na liga nacional, além de um triunfo por 2 a 0 sobre o Villarreal na Liga dos Campeões.

##RECOMENDA##

O novo momento traz esperanças de um futuro melhor na disputa do Inglês, competição na qual o United ocupa a sexta colocação, com 24 pontos, ainda distante da briga pelo título, uma vez que o líder City tem 35 pontos. O Crystal Palace, que segurou o empate até Fred marcar aos 32 do segundo tempo, é o 12º colocado, com 16 pontos.

Em seu primeiro jogo no comando do time, Ralf Rangnick, ex-treinador de clubes como RB Leipzig e Schalke 04, mandou a campo exatamente a mesma escalação utilizada pelo interino Carrick no jogo contra o Arsenal, em partida disputada na última quinta-feira. O setor ofensivo estava bem organizado, portanto a bola chegava com certa frequência aos pés de Cristiano Ronaldo. O problema é que ele sempre dominava com a marcação já em cima e teve algumas finalizações interceptadas, mas, mesmo assim, conseguiu levar perigo.

Os jogadores de ataque tiveram um apoio importante pelos lados do campo, por onde Dalot e o brasileiro Alex Telles se lançavam em subidas pontuais e eficientes, que geraram oportunidades interessantes. Apesar da superioridade dos donos da casa, com 13 finalizações contra cinco do Crystal Palace, o primeiro tempo acabou sem nenhuma das redes balançadas no Old Trafford.

Ao voltar para o segundo tempo, o United manteve a postura ofensiva, porém viu o Crystal Palace encontrar mais espaços para criar jogadas, ainda que não tenham sido tão perigosas. As dificuldades começaram a aumentar conforme o tempo foi passando. O ataque da equipe de Manchester não funcionava, muito disso em razão de uma atuação inconsistente de Rashford, que errou bastante, rendeu pouco e foi substituído por Elanga aos 30 minutos.

Pouco antes disso, Alex Telles acertou uma bola no travessão, no que até então havia sido a melhor chance da partida. De qualquer forma, o brilho do dia estava em pés brasileiros. Quando o cronômetro marcava 32 minutos, Fred recebeu a bola fora da área, após Greenwood rolar para trás, bateu colocado e viu a bola morrer dentro do gol.

Agora, o Manchester United volta as atenções à rodada final da fase de grupos da Liga dos Campeões, competição pela qual enfrenta o Young Boys, da Suíça, em mais uma partida no Old Trafford. Já classificado às oitavas de final, o time precisa de um empate na partida, marcada para as 17 horas da quarta-feira, para confirmar a primeira colocação do Grupo F. O próximo compromisso na liga nacional é diante do Norwich, no dia 11.

 

OUTROS JOGOS - Fred não foi único brasileiro que marcou um golaço no Campeonato Inglês neste domingo. Em Londres, Lucas Moura abriu o caminho de uma vitória por 3 a 0 do Tottenham sobre o Norwich com um lindo gol. No lance, ele recebeu a bola pelo meio, acertou uma meia-lua, tabelou e limpou mais um marcador antes de chutar forte de fora da área para colocar a bola na rede.

Com isso, o Tottenham se mantém na quinta colocação, com 25 pontos, um a mais que o Manchester United. O Norwich é o lanterna, com dez. Em outra partida, o Leeds, do brasileiro Raphinha, que passou em branco, empatou por 2 a 2 com o Brentford.

Rodolfo Landim foi reeleito neste sábado (4) para seu segundo mandato como presidente do Flamengo. Após um longo dia de eleições na Gávea, iniciadas pela manhã, o resultado saiu no final da noite, com a confirmação da escolha que já vinha sendo projetada internamente. Landim recebeu cerca de 64,5% dos votos e vai comandar o clube no triênio 2022/2023/2024.

A porcentagem corresponde a 1.301 votos. O segundo candidato mais votado, Marco Aurélio Asseff, ficou bem longe, com 284 votos, apenas um a mais que o terceiro, Walter Monteiro, que recebeu 289. Outras 134 pessoas votaram em Ricardo Hinrichsen, enquanto cinco anularam o voto e quatro votaram em branco.

##RECOMENDA##

"É uma vitória expressiva, demonstração de que estamos no caminho certo. Reconhecimento de esforço de toda essa equipe da chapa roxa, do trabalho que viemos fazendo. Acho que serão mais três anos de luta que teremos pela frente. É o reconhecimento do esforço de toda essa equipe da chapa roxa. Tem dado sucesso", comentou Landim em contato com a imprensa logo após a divulgação do resultado.

O presidente reeleito também confirmou que Marcos Braz, seu homem de confiança, seguirá exercendo o cargo de vice-presidente de futebol do Flamengo. Ao falar do assunto, ele mudou o tom, já que o trabalho de Braz vem sendo questionado há algum tempo.

"O cara é vice-presidente que é tricampeão carioca, duas vezes campeão brasileiro, campeão da Libertadores, da Recopa, duas vezes da Supercopa. Ele é um grande vencedor, sujeito que está o tempo todo trabalhando, é meu braço direito no futebol. Está louco?", afirmou.

Landim tinha o objetivo de ser eleito com mais de 80% dos votos, o que daria ao seu grupo 100% das cadeiras do Conselho Deliberativo e de Administração. Com os 64,5%, contudo, a Chapa Roxa, pela qual ele concorreu, conseguiu 120 cadeiras no Deliberativo e 48 na Administração. A Chapa Azul, de Marco Aurélio Asseff, ficou com o restante das cadeiras, 40 no Deliberativo, das quais 30 são titulares, e 18 no Conselho de Administração.

Eleito para o primeiro mandato em 2019, Rodolfo Landim esteve no comando durante conquistas importantes, como a Libertadores do mesmo ano em que foi eleito e dois Campeonatos Brasileiros. Apesar disso, a gestão protagonizou um dos momentos mais tristes da história do clube, quando um incêndio no Ninho do Urubu matou dez jovens atletas.

Ramon, lateral-esquerdo do Flamengo, se envolveu em um acidente de carro neste sábado (4) na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O atleta conduzia seu veículo quando atropelou um ciclista. A vítima era Jonatas Davi dos Santos, de 30 anos, que foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital Lourenço Jorge. Ele era entregador de aplicativo.

Bombeiros e policiais militares foram chamados para o local. Informações preliminares indicam que o jogador de 20 anos prestou socorro e chamou assistência médica. Ramon depõe na 16ª Delegacia de Polícia, que fica no bairro onde ocorreu o acidente.

##RECOMENDA##

Investigações sobre o atropelamento ainda indicarão como aconteceu o acidente. Relatos iniciais não esclarecem se o ciclista cruzou a pista com semáforo aberto ou fechado.

Imagens do veículo mostram o parabrisa quebrado no lado do passageiro. Toda a lateral direita do carro também ficou danificadas, incluindo o retrovisor, que foi arrancado com o choque. A polícia pretende contar com imagens de câmeras de segurança do local, além da coleta de depoimentos para as apurações.

Ramon passou a ser mais utilizado na equipe principal do Flamengo nesta reta final de temporada. O atleta foi titular em sete dos últimos 11 jogos da equipe rubro-negra no Campeonato Brasileiro. O lateral também participou de alguns jogos da Copa do Brasil e da Libertadores.

Reeleito presidente do Flamengo neste sábado, Rodolfo Landim comentou o acidente: "Eu estava no meio da contagem dos votos quando alguém me contou. A gente fica triste. Ele é um atleta exemplar. Óbvio que vamos prestar apoio a ele", finalizou.

Nesta segunda-feira (6), Athletico Paranaense e Palmeiras se enfrentam pela 37ª rodada do Brasileirão. O jogo ocorre na Arena da Baixada, em Curitiba, a partir das 19h (horário de Brasília).

##RECOMENDA##

Nos próximos dias, acontecem os jogos válidos pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e logo serão definidos os dois últimos times que vão cair para a Série B. Um dos times que mais estão correndo este risco é o Grêmio, que joga amanhã (5) contra o Corinthians, a partir das 16h (horário de Brasília) em Itaquera. A partida é o último respiro do Tricolor Gaúcho na elite do futebol brasileiro nacional, já que existem 93% de chances de rebaixamento.

Independente da situação dramática do Grêmio, em contrapartida, o Corinthians vai em busca de mais uma vitória no Brasileirão. Apesar de estar em 4° lugar na tabela de classificação (56 pontos), outros três pontos são importantes para não correr o risco de perder a vaga no G4. Mesmo que o Timão tenha algumas dúvidas para o duelo, como o meia Giuliano, outros jogadores estão à disposição do alvinegro paulista, como Renato Augusto, Róger Guedes e Jô.

##RECOMENDA##

Na visão do técnico Sylvinho, é importante ter cautela com os atletas que estão no departamento médico em recuperação para que eles consigam estar aptos a retornarem aos treinos e posteriormente aos jogos, sempre com qualidade, especialmente contra o Grêmio. “É um jogo importante, que também será muito difícil, mas nós vamos focar na partida, para tentar seguir no lugar mais alto da tabela de classificação do campeonato”.

Já o Tricolor Gaúcho vive momento de dificuldade e precisa impor aquilo que sabe jogar para conseguir conquistar as próximas partidas, assim como fez na vitória contra o São Paulo por 3 a 0. Vale lembrar que o confronto terá um gosto de vingança, já que em 2007, o Grêmio foi um dos responsáveis pelo rebaixamento do Corinthians e assim, ao que tudo indica, torcida e jogadores paulistas vão estar mais empenhados, justamente para levar o Grêmio direto para a Série B.

De acordo com o comandante Vagner Mancini, o Tricolor Gaúcho vai até São Paulo para enfrentar o Timão, que terá o apoio da torcida. “O Corinthians não vai facilitar, jogará com seu torcedor, que quer nos complicar, mas do outro lado tem uma equipe que vai lutar, que vai fazer toda sua temporada em 90 minutos”. Vale lembrar que apesar de um possível resultado para o time gaúcho, o Grêmio ainda depende de uma combinação de resultados para continuar na Série A do Brasileirão.

 

 

O Real Madrid superou as adversidades fora de casa contra a Real Sociedad e derrubou a invencibilidade do time basco diante de sua torcida no Campeonato Espanhol. Com funções diferentes em campo, os brasileiros Éder Militão e Vinícius Júnior foram grandes destaques na partida, fundamentais para a sexta vitória seguida do Real Madrid na competição. O jogo da 16ª rodada aconteceu no estádio Anoeta e terminou com vitória do time de Madrid por 2 a 0.

Líder isolado, o Real Madrid soma 39 pontos e abre vantagem de oito pontos para o segundo colocado, que é o Sevilla. A Real Sociedad perde pela segunda vez seguida e fica na quinta posição, com 29.

##RECOMENDA##

O início de jogo foi preocupante para o Real Madrid. Benzema, um dos principais jogadores do clube, levou uma pancada e precisou ser substituído por Luka Jovic. O jogo no estádio Anoeta se voltou ainda mais para a Real Sociedad no primeiro tempo, com o time da casa tentando pressionar, mas sem conseguir vencer a zaga do Real Madrid, com destaque para a grande atuação de Éder Militão e Alaba. A torcida do time do país basco tentou empurrar os mandantes, mas o jogo foi para o intervalo empatado por 0 a 0.

Foi logo após a volta dos vestiários que Vinícius Júnior chamou a responsabilidade e tirou o zero do placar aos 2 minutos. O atacante brasileiro recebeu na ponta esquerda, trouxe para o meio driblando os adversários e puxou uma tabelinha com Jovic. Vinícius recebeu para bater de primeira no canto e fazer 1 a 0. Vinícius Júnior alcança a marca de 10 gols e 3 assistências em 16 jogos no Campeonato Espanhol. Na temporada, são 12 gols e 5 assistências em 21 jogos.

Dez minutos depois do gol, Kroos cobrou escanteio na área, Casemiro desviou de cabeça e Luka Jovic mergulhou para mandar para as redes e fazer 2 a 0 para o Real Madrid. Já na reta final, Militão fez grande jogada na zaga e tocou para Vinícius, que disparou e por pouco não marcou mais um. Éder Militão recuperou nove bolas no jogo, ganhando disputas pelo alto e por baixo com muita tranquilidade.

[@#video#@]

Atlético perde de virada

Um pouco mais cedo, o Atlético de Madrid enfrentou o Mallorca. O time de Madrid também abriu o placar com gol brasileiro, de Matheus Cunha. Mas quem deixou o campo com os três pontos foi o Mallorca, com virada já nos acréscimos. Russo empatou de cabeça e Takefusa Kubo fez o segundo.

O Atlético de Madrid fica empatado em pontos com a Real Sociedad, ocupando a quarta colocação. O Mallorca chega a 19 pontos e ocupa a 12ª colocação na tabela. Na próxima rodada, Real Madrid e Atlético de Madrid fazem clássico. Antes disso, o Real joga com a Internazionale e o Atlético enfrenta o Porto pela Liga dos Campeões. Já o Mallorca receberá o Celta em casa, enquanto a Real Sociedad buscará a recuperação fora de casa contra o Betis.

A estratégia utilizada na final da Libertadores nos 2 a 1 diante do rubro-negro carioca em Montevidéu dá esperanças ao ex-meia Rivaldo de ver um Palmeiras com uma campanha vitoriosa em seu próximo desafio internacional: o Mundial de clubes que será realizado em fevereiro do ano que vem em Abu Dhabi.

Em entrevista à Betfair, o ex-jogador destacou a entrega dos atletas e a mentalidade do técnico Abel Ferreira no encontro que definiu o título da Libertadores em favor da equipe paulista.

##RECOMENDA##

"O segredo desse sucesso esteve na consciência que o técnico Abel Ferreira e seus comandados tiveram de que seu oponente era muito forte. O Flamengo era favorito, mas o Palmeiras soube montar uma estratégia defensiva e explorar os erros de seu rival para cravar uma grande vitória", falou o ex-camisa 10.

O triunfo, para o ex-jogador, teve como grande marca a solidariedade do elenco em brigar por um objetivo em comum: o título. "Não seria justo destacar um nome, nem sequer o Deyverson, que marcou o gol da vitória, pois foi todo o grupo que conquistou esse troféu coma sua grande união."

Com duas partidas a cumprir nesta reta final de Brasileiro, o Palmeiras mira suas atenções para o Mundial. Sobre o torneio, Rivaldo deu sua opinião sobre um suposto confronto contra o Chelsea.

"A equipe já teve uma má experiência em 2020 e essa foi uma lição. Agora, o time deverá entrar muito mais focado já nas semifinais. Nunca será um jogo fácil. Só assim terá condições de chegar à final", comentou.

O desafio de encarar o Chelsea, segundo ele, pode ser medido pela campanha recente do Palmeiras na Libertadores. "O time londrino está em grande fase, mas como poucos acreditavam que o Palmeiras pudesse eliminar o Atlético-MG e o Flamengo, acho que pode ser possível uma vitória sobre o time inglês. Seria um marco histórico para o clube que elevaria o técnico Abel Ferreira para um patamar superior como um dos técnicos de maior sucesso na história do clube paulista".

O Mundial de clubes vai ser realizado entre os dias 3 e 12 de fevereiro de 2022. O adversário do Palmeiras na semifinal vai ser o Monterrey, do México, ou o Al Ahaly, do Egito, que se enfrentam pelas quartas de final. Na edição da competição do ano passado, a equipe de Abel Ferreira acabou derrotada pelo Tigres do México em seu primeiro confronto. Na disputa do terceiro lugar, a eliminação veio nos pênaltis para o Al Ahly.

O Palmeiras decidiu não renovar o contrato de Felipe Melo, que vence ao final deste ano, e o atleta não faz mais parte do elenco. O clube informou a decisão ao experiente volante neste sábado, dia seguinte à festa de comemoração pelo tricampeonato da Libertadores. Com isso, o jogador está livre para assinar com outros clubes. Fluminense e Internacional já demonstraram interesse em seu futebol.

Felipe Melo, hoje com 38 anos, já disse mais de uma vez que planeja jogar mais duas temporadas. Ele queria, portanto, prorrogar seu vínculo por esse período. Mas o Palmeiras entendeu que, a despeito de sua importância dentro e fora do vestiário e do desejo do técnico Abel Ferreira de sua permanência, seu ciclo chegou ao fim.

##RECOMENDA##

Sem se aprofundar na opção de não ampliar o contrato do atleta, o Palmeiras, que a partir do dia 15 deste mês será presidido por Leila Pereira, afirmou que "decisões difíceis na hora certa definem o peso do personagem na história" e disse que a saída de Felipe Melo "não marca o fim de sua trajetória no Palmeiras, mas o início da eternização".

"Você ascende ao patamar mais elevado que o futebol proporciona, marcado para sempre nas paredes do clube e na memória do torcedor", destacou.

No texto de agradecimento, o Palmeiras lembrou de momentos adversos do veterano, deu destaque para o carinho da torcida pelo volante e enalteceu a sua postura em campo e fora dele. O clube também publicou um vídeo com duração de seis minutos a fim de exaltar seus feitos na trajetória de cinco anos na equipe alviverde.

"Você trouxe essa alegria à torcida que canta e vibra duas vezes. A mesma torcida que, desde o começo te abraçou e cantou a plenos pulmões: "o bagulho é doido, Felipe Melo pitbull cachorro louco".

Felipe Melo chegou ao Palmeiras em 2017. Logo em sua apresentação, avisara que daria tapa na cara de uruguaio caso preciso fosse, e promessa foi cumprida posteriormente. O experiente volante passou por períodos difíceis e ficou perto de ter sua saída precoce decretada depois que brigou com o técnico Cuca, tanto que foi afastado. Mas depois foi reintegrado e passou a escrever uma nova história, ainda com controvérsias, mas com vitórias e títulos.

O jogador deixa o Palmeiras com cinco títulos: Brasileirão de 2018, o Campeonato Paulista de 2020, a Copa do Brasil de 2020 e as duas Libertadores de 2020 e 2021. "Que missão cumprida", enalteceu o clube.

Do elenco atual, Felipe Melo é o terceiro jogador com mais jogos (225, atrás apenas de Dudu, com 333, e Willian, com 253) e o segundo que mais venceu (136 triunfos, empatado com Willian e atrás somente de Dudu, com 189).

No cômputo geral, ele é o segundo jogador de linha com mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores (25, atrás apenas de Gómez, com 26) e o terceiro que mais jogou no Allianz Parque (98 jogos, superado por Dudu, com 141, e Willian, com 108).

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando